Rumo inicia operação com trens de 135 vagões para ampliar logística do agronegócio

A Rumo deu início no primeiro trimestre de 2025 às operações com trens de 135 vagões. A nova etapa integra os compromissos de ampliação da capacidade da Malha Paulista e substitui as formações anteriores de 120 vagões nos dois principais corredores ferroviários do agronegócio, com partidas diárias dos terminais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins em direção ao Porto de Santos. A empresa, maior operadora ferroviária do país, aposta com uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro.A estratégia de aumento de capacidade teve início em 2021 com a operação dos trens de 120 vagões, evolução dos modelos anteriores de 80 vagões iniciados em 2015. Segundo Bruno Casarini, diretor de operações e manutenção da Rumo, esse avanço acompanha o crescimento do setor agropecuário nas regiões atendidas, permitindo à empresa entregar mais eficiência aos clientes. Os trens de 135 vagões proporcionam um aumento médio de 1.200 toneladas úteis por viagem, redução de uma hora no tempo de trânsito e ganho em eficiência energética, substituindo até 530 caminhões por dia nas rodovias, o equivalente a cerca de 6 mil por mês. Apenas em fevereiro, aproximadamente 3 milhões de toneladas de grãos foram embarcadas para Santos.Para tornar o novo modelo operacional viável, a empresa trabalhou ao longo de três anos em frentes estratégicas, operacionais e técnicas. Os investimentos somaram cerca de R$350 milhões, abrangendo a ampliação de pátios de manobra e obras de adequação para as novas composições. Também foram realizados estudos de força e tração com sensores nos engates para avaliar os desafios técnicos e operacionais do projeto.Com estimativas do Ministério da Agricultura e Pecuária apontando um crescimento de 27% na produção de grãos no Brasil nos próximos dez anos e uma colheita recorde de 322,25 milhões de toneladas na safra 2024/2025, a Rumo vem realizando diversas obras para ampliar sua capacidade logística. Até o momento, 25% das obrigações previstas já foram concluídas, elevando a capacidade anual de movimentação de cargas da companhia de 45 milhões de toneladas em 2020 para 53 milhões atualmente, com projeção de alcançar 75 milhões de toneladas ao fim das obras.O novo trem de 135 vagões tem capacidade para transportar cerca de 17.200 toneladas de grãos, um ganho considerável em relação aos modelos anteriores de 120 vagões (15.500 toneladas) e 80 vagões (7.600 toneladas). Atualmente, cerca de oito trens com essa nova configuração partem diariamente rumo ao Porto de Santos, consolidando a Rumo como peça-chave na eficiência logística do agronegócio nacional.

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