Chevrolet desiste de sedãs e passa a produzir apenas picapes e SUVs nos EUA

GM vai parar de produzir seu último sedã em novembro deste ano nos Estados Unidos O segmento de picapes é o mais vendido nos Estados Unidos, o que não é novidade. E de alguns anos para cá, os SUVs também têm ganhado muita popularidade. Neste cenário, os sedãs vão saindo de cena aos poucos. É o caso do Chevrolet Malibu, que teve sua produção encerrada pela fabricante norte-americana. Seu lugar na fábrica do Kansas (EUA), será ocupado pelo SUV elétrico Bolt já no final de 2025. Saiba-mais taboola Entretanto, um fato curioso permeia essa situação. Apesar de estar de saída do portfólio da marca, o Malibu foi o terceiro veículo mais vendido da Chevrolet no ano passado, de acordo com o portal Autoblog. Em 2023, o sedã médio emplacou 130 mil unidades, ficando atrás apenas do SUV Equinox e da picape Silverado. A suspeita é de que grande parte dessas vendas tenham sido destinadas à frotas. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. O modelo, aliás, é um clássico da Chevrolet. Foi apresentado ao mercado pela primeira vez em 1964, como configuração topo de linha de outro veículo, o Chevelle. Com uma trajetória de idas e vindas, o Malibu se tornou independente em 1978, mas em 1984 saiu da linha e só retornou em 1997. Do fim dos anos noventa para cá, o sedã se manteve no portfólio da marca, totalizando nove gerações e 10 milhões de unidades vendidas. Chevrolet Malibu 1983 foi última versão do sedã médio antes de hiato de mais de 10 anos Divulgação É importante mencionar, que o modelo foi vendido no Brasil entre 2010 e 2013, quando estava em sua sétima geração. A vinda da oitava geração para cá foi estudada pela Chevrolet, mas não se concretizou. Enquanto esteve à venda por aqui, a estimativa é de que 2.900 exemplares tenham sido emplacadas. Além do Chevrolet Malibu, outro modelo deve ter sua linha de montagem congelada até o início da produção do Bolt: o Cadillac TX4, também feito na unidade do Kansas. O motivo é que, a partir de janeiro de 2025, a fábrica passará por algumas mudanças para se adaptar à linha de produção do Bolt, que é elétrico, e só voltará a funcionar no final do ano. Por consequência, a unidade fabril fará um corte no quadro de funcionários. Chevrolet Malibu não será mais produzido em fábrica da Chevrolet, no Kansas, a partir de novembro deste ano Divulgação Vale ressaltar, que apesar das adaptações adotadas na unidade do Kansas, o Cadillac TX4 não passará por facelift ou troca de geração. Portanto, não contará com conjunto mecânico híbrido ou elétrico. Não é a primeira vez que um sedã sai do portfólio da Chevrolet. No final do ano passado, a fabricante encerrou a produção do Cruze (que também tinha versão hatch) na fábrica argentina de Santa Fe, para que a unidade fabril se tornasse um polo de produção para o SUV Tracker. Teste Comparativo: Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S sobrevivem aos SUVs, mas qual é o melhor sedã compacto? Veja os 10 sedãs mais econômicos do Brasil em 2024 Chevrolet Spin 2025 tem o mesmo motor do Monza? Entenda a origem do 1.8 Relembre o Chevrolet Malibu A nona geração do sedã já era híbrida. O Malibu era equipado com um conjunto que unia um motor elétrico ao 1.8 de quatro cilindros, que entrega 185 cv de potência e 38,3 kgfm de torque. Sétima geração do Chevrolet Malibu foi vendida no Brasil entre 2010 e 2013, emplacando pouco menos de 3 mil unidades Divulgação Já a geração vendida no Brasil entre 2010 e 2013 era a combustão e equipada com motor Ecotec 2.4 de quatro cilindros. Ao todo, eram 171 cv de potência a 6.200 rpm e 22,2 kgfm de torque a 5.100 rpm. Por aqui, apenas a configuração topo de linha, LTZ, era disponibilizada. Initial plugin text Perspectiva dos sedãs para o Brasil Apesar dos SUVs também fazerem sucesso por aqui, como o Volkswagen T-Cross, por exemplo, que foi líder de vendas do segmento no mês de abril (6.224) e no acumulado de 2024 (19.082) - dados da Fenabrave, parece que a Chevrolet não tem interesse em parar de comercializar seus sedãs por aqui. Em mercado dominado por SUVs, Chevrolet Onix Plus é líder de vendas no segmento dos sedãs compactos e é o 10º carro mais vendido do Brasil Divulgação Embora poucas unidades do Cruze estejam disponíveis nas concessionárias brasileiras, já que o modelo deve sair de linha em breve no Brasil, o Onix Plus é o atual líder de vendas entre os sedãs compactos no Brasil. Até abril de 2024, por exemplo, foram 17.852 emplacamentos, número que o coloca a frente de Volkswagen Virtus e Nissan Versa. Ademais, no acumulado de 2024, o Onix Plus ocupa a 10° posição. Enquanto o hatch é o segundo veículo de passeio mais vendido do país, com 26.853 emplacamentos até o quarto mês do ano. Por que as caminhonetes dominam vendas de veículos nos EUA há décadas? Chevrolet Cruze tem desconto de até R$ 15 mil antes de sair de linha Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

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