Comparativo: novo Nissan Sentra consegue superar o líder Toyota Corolla?

Nova geração do Sentra retorna depois de dois anos para incomodar o líder incontestável do segmento Toyota Corolla e Nissan Sentra não dividiam o segmento de sedãs médios desde meados de 2021, quando a geração anterior do Nissan saiu de linha no Brasil. Nesse tempo, vencemos a pandemia do coronavírus, a Argentina voltou a ser campeã mundial e Taylor Swift finalmente veio ao Brasil. Na nossa dupla de protagonistas, o Corolla precisou dividir o papel de menina dos olhos da Toyota com o SUV Corolla Cross. Nos últimos dois anos, eles ficaram praticamente empatados nas vendas, com uma vantagem de poucas centenas de exemplares a favor do sedã. Já o Sentra, que na geração anterior se autoproclamava um carro para quem não é tiozão, adotou um estilo ainda mais arrojado. Mesmo assim, é difícil imaginar alguém com menos de 45 anos cogitando comprar um. Toyota Corolla Altis Hybrid Premium e Nissan Sentra Exclusive Murilo Góes O segmento também mudou nesse período. E encolheu. Nas vendas, 28,2% menos emplacamentos que em 2021. Na representatividade, encolheu também. Kia Cerato e Chevrolet Cruze terão em 2023 seu último ano de vida. O Volkswagen Jetta resiste em versão única, esportiva. O Honda Civic tomou rumo semelhante, adotou motorização híbrida e encareceu. Saiba-mais taboola Outras coisas, porém, não mudam. A nova geração do Sentra segue hablando espanhol, importado do México, e usa motor 2.0 aspirado. Já o Corolla não abandonou o padrão mais conservador. E, até por isso, continua dominando a categoria. Quase oito de cada dez sedãs médios vendidos no Brasil são Corolla. Mas será que a voz do povo é a representação do que há de melhor no escasso segmento? Resolvemos colocar a recém-lançada linha 2024 à prova em um confronto com o Sentra, atualizado meses antes. Nissan Sentra Exclusive tem pacote de estofamento premium por R$ 1.700 Murilo Góes Os dois chegam nas versões topo de linha Corolla Altis Hybrid Premium e Sentra Advance. E o preço parece ser proporcional ao tamanho do nome. A Toyota pede R$ 198.890 por esse Corolla. Se a pintura for metálica, como o cinza Celestial do exemplar das fotos, o preço vai a R$ 200.910. A etiqueta do Nissan é consideravelmente mais baixa: R$ 174.990 na cor preta ou R$ 178.090 com carroceria em dois tons. Embora a diferença de preços passe de R$ 20 mil, o Corolla é só um pouco mais bem equipado que o rival, apesar de levar vantagem exatamente em deslizes do concorrente. A central multimídia do Sentra é menor (8 polegadas contra 9) e não dispõe de conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Até por isso, a Nissan se viu desobrigada de incluir um carregador de celular por indução no console. Nissan Sentra Exclusive tem 466 litros de capacidade no porta-malas Murilo Góes Se você reparar bem, também vai notar que não há alavanca de freio de mão ou botão para o acionamento eletrônico. Em vez disso, um pedal posicionado no assoalho deve ser pressionado com o pé, uma solução obsoleta. O Corolla foi pelo caminho mais comum (e barato), com a alavanca. Em outros mercados, existe a opção de freio de mão eletrônico, então a Toyota também merece um puxão de orelha. Sobreviventes: Corolla e Sentra resistem em um segmento que perece Murilo Góes Em espaço interno, Corolla e Sentra ficam parelhos, seja na ficha, seja na percepção. O Nissan vai melhor por oferecer bancos mais confortáveis, mas só o Toyota tem saída de ventilação na traseira. Quanto ao porta-malas, dois compartimentos de respeito. O Corolla tem pequena vantagem: 4 litros a mais. Se você comprar um Sentra, terá de deixar duas garrafas de refrigerante no supermercado. Initial plugin text Porém, é bem provável que essa chateação fique de lado quando um desconhecido elogiar o design. Nem parece, mas as atuais gerações de Sentra e Corolla foram lançadas no mesmo ano, 2019. Sim, a Nissan levou quatro anos para trazer o sedã para o Brasil. E o Sentra já tem data para mudar: um facelift deve pintar em 2024. Só que nem à beira da reestilização o desenho dá sinais de cansaço. Por dentro, a mistura de couro caramelo e painel preto pode não ser unânime, mas me agradou. Toyota Corolla Altis Hybrid Premium tem dois tons nos bancos Murilo Góes Hora de colocar os dois sedãs em movimento. No Corolla, isso acontece de forma silenciosa, movido pelo motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. Conforme a velocidade (ou a pressão no pedal) aumenta, entra em ação o 1.8 aspirado de 101 cv e 14,5 kgfm. Sim, o Corolla é um híbrido. O primeiro flex do mundo. O sistema combinado entrega 122 cv. A antítese desse sistema deveria ser o motor 2.0 aspirado que equipa o Sentra. Sem auxílio de turbo ou eletrificação, são extraídos 151 cv e 20 kgfm. Usei o termo “deveria” na frase anterior porque o sedã da Nissan se mostrou mais competente do que o conjunto mecânico do rival, seja em consumo, seja em desempenho. Toyota Corolla tem 470 litros de capacidade no porta-malas Murilo Góes Em nossa pista de testes, o Sentra foi 3 segundos cravados mais rápido que

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Nova geração do Sentra retorna depois de dois anos para incomodar o líder incontestável do segmento Toyota Corolla e Nissan Sentra não dividiam o segmento de sedãs médios desde meados de 2021, quando a geração anterior do Nissan saiu de linha no B >>>

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