Cupra Tavascan é apresentado oficialmente como um SUV médio elétrico cupê de até 340cv
Cupra apresenta seu novo veículo exclusivo, o Tavascan, que ganha a versão de produção na Europa como um ‘VW ID.5 que fala espanhol’, com motor de 340cvA Cupra apresentou oficialmente o Tavascan, mais um modelo inédito para a marca esportiva, que já conta com o Formentor e o Born. Além destes, a Cupra ainda vende os demais produtos que vem da Seat, como Ibiza, Leon e Ateca. O SUV médio cupê chega como um primo espanhol do Volkswagen ID.5, sendo mais um produto produzido a partir da plataforma modular MEB. Com um design tipicamente esportivo, como todos os seus demais veículos, o Tavascan antecipa como serão os futuros veículos da marca. Inspirado no Tavascan Concept, apresentado em 2019, a versão de produção basicamente mantém boa parte das proporções. Na dianteira, o Tavascan possui um design muito chamativo, com linhas bem esportivas. Os faróis tem três triângulos como luzes diurnas (DRL) em LED, com um projetor em LED ao centro, enquanto a parte mais interna ainda traz um segundo projetor e luzes de setas. Existe ainda uma grade dianteira com uma barra DRL dividida em três seções, em um acabamento em preto brilhante. O modelo ainda possui o nome Cupra escrito por extenso. O para-choque dianteiro ainda possui uma grande área em preto brilhante com pequenas gotas e um espaço para a placa logo abaixo. O para-choque dianteiro ainda possui um desenho bem esportivo, com três entradas de ar. As entradas de ar mais aos extremos tem vincos em ‘C’, com entradas com um desenho mais horizontal. Ao centro, ele possui uma entrada de ar menor em comprimento, porém mais alta. Essa entrada de ar tem três barras horizontais e duas barras centrais transversais em ‘V’. Nas extremidades, ele tem três barras verticalmente inclinadas e uma barra horizontal, sendo essa barra horizontal com um acabamento dourado. Acima disso tudo, ainda no para-choque dianteiro, está o logotipo da Cupra, com um contorno iluminado. O capô possui dois vincos bem definidos ladeando o logotipo da marca e que chegam até quase o para-brisa dianteiro. Nas extremidades, próximo dos faróis, ele tem mais um vinco, criando uma espécie de ombros. Esse vinco, ajuda a definir os vidros laterais. Falando em laterais, o Tavascan mostra que tem um perfil bem cupê e novamente se destaca por suas linhas bem definidas que remetem a um desenho mais esportivo.Toda a parte inferior da carroceria terá um acabamento em preto brilhante, inclusive no arco das caixas de rodas. Nas portas, ele possui um acabamento brilhante crescente nas portas, com uma parte decrescente a partir da porta traseira. A carroceria ainda possui um vinco que nasce próximo do arco do eixo dianteiro e de maneira ascendente chega até as lanternas. O desenho dos vidros também segue essa linha ascendente, com uma janela vigia bem pequena. O modelo possui maçanetas embutidas, que favorecem o fluxo de ar, enquanto os retrovisores tem base nas portas com repetidores de setas.Ainda no perfil, o Tavascan possui rodas de 19, 20 e até 21 polegadas, com pneus 255/40 R21. As rodas tem um desenho em três raios, com um acabamento em preto brilhante e com detalhes dourados. No teto, o SUV tem um teto solar panorâmico bem avantajado e uma antena de teto estilo barbatana de tubarão. De traseira, a Cupra soube finalizar o conjunto com linhas esportivas. O vidro traseiro é bem inclinado, enquanto as lanternas são horizontais e invadem a tampa do porta-malas. Além disso, as lanternas se conectam entre si por meio de uma barra em LED e o logotipo da marca aparece ao centro, igualmente iluminado.As lanternas tem iluminação em LED e trazem, tal qual os faróis, três triângulos no desenho interno. A tampa do porta-malas ainda é bem ampla, com o nome Cupra escrito por extenso. A tampa do porta-malas ainda tem um vinco horizontal na parte inferior da tampa, logo abaixo do nome da marca. Existe ainda uma parte mais funda acima do nome da marca, que nasce no para-choque traseiro. O vinco do para-choque, em ‘C’, tem refletores verticais e um acabamento em preto brilhante em toda a parte inferior do para-choque e também da tampa do porta-malas. Nessa área inferior da tampa, ainda está o espaço para a placa. Por fim, a parte inferior do para-choque traseiro tem um difusor de ar com quatro aletas verticais.No interior, o Tavascan possui igualmente um cockpit muito esportivo. Ele possui um quadro de instrumentos com tela digital de 5,3 polegadas e um volante bem esportivo que possui base inferior achatada, com três raios e controles multifuncionais. Há detalhes em preto brilhante para os comandos. Um dos destaques do painel é a central multimídia com tela de 15 polegadas que possui conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. A parte inferior da tela ainda traz alguns comandos por botões táteis. As linhas do painel tem um desenho muito diferente, com uma faixa dourada com barras transversais que percorrem todo o painel e que nas extremidades tem saídas de ar-condicionado.Abaixo da central multimídia, o Tavascan possui duas s

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.