Carro sofre com calor extremo? Veja 9 dicas para evitar problemas

Onda de calor histórica no inverno continua e os cuidados não são reservados apenas à saúde pessoal, mas também a dos automóveis A meteorologia promete uma onda de calor ainda mais intensa no Brasil nos próximos dias, com termômetros próximos aos 40ºC. Se os cuidados com a saúde já eram preocupantes, agora se tornaram indispensáveis. E com os carros a história não é diferente, afinal, os automóveis sofrem (e muito) com as temperaturas mais altas. Com calor intenso, alguns componentes dos veículos podem ter a vida útil reduzida e é preciso tomar alguns cuidados para não ficar com a mão abanando. A bateria é um desses componentes, por exemplo, e encontrar uma sombra para seu automóvel é uma boa providência. Veja nove dicas selecionadas pela Autoesporte para cuidar do seu veículo. Luz da injeção acesa ou piscando: descubra o significado e saiba o que fazer Motoristas de Uber podem virar CLT; será que todos querem vínculo empregatício? Virabrequim: o que é, para que serve e principais problemas da peça 1) Ar-condicionado Ar-condicionado é melhor amigo no calor Christian Castanho/Autoesporte Provavelmente o item mais usado no calor é o ar-condicionado. A manutenção e uso correto pode prologar a vida útil e garantir que não sofra com problemas em temperaturas maiores. Grande parte dos manuais de proprietário, redigidos pelas próprias fabricantes, indicam a troca do filtro do ar a cada seis meses. Verificar se esse serviço está em dia e se há obstrução dos dutos, é um bom primeiro passo. Filtro obstruído pode forçar o compressor, reduzindo sua vida útil. Quanto ao uso correto, principalmente no calor, é preciso alguns cuidados extras. No dia a dia, após pegar o carro estacionado sob o sol, é preciso abrir as janelas e até manter as portas abertas por alguns minutos. Evite, nesta circunstância, deixar o circulador de ar ativado. Certifique-se de deixar essa função desativada para que o sistema utilize o ar externo, que estará mais frio que o ar aprisionado no interior do veículo (que vira uma estufa). Depois que o "bafo" quente arrefece, volte a ligar o circulador, se for o caso, para acelerar o resfriamento da temperatura. Neste estágio, feche as janelas e verifique se estão bem vedadas. Isso também pode levar o condicionador de ar a trabalhar menos, se for do tipo digital. 2) Borrachas A vedação das portas e dos vidros dos veículos é feita praticamente toda por borrachas. Os raios ultravioleta podem alterar as propriedades do material e até mesmo causar a vulcanização das colas usadas no contorno dos vidros. Então é preciso mantê-las limpas e hidratadas, principalmente as expostas ao sol, para não antecipar eventuais rachaduras, por exemplo. Excesso de calor causa o ressecamento das borrachas e isso não tem conserto. É necessário substituir os componentes danificados. 3) Pneus Calibrar corretamente e com o pneu "frio" é o ideal Divulgação O cuidado com os pneus está ligado à calibragem. Ter o pneu com a pressão correta é o ideal para um bom consumo de combustível e conforto interno, de ruído e absorção de impactos. A aferição e calibração dos pneus do carro devem ser feitas com eles nas temperaturas mais baixas possíveis, por isso é importante rodar pouco (ou nada) para efetuar esse trabalho. Isso porque o atrito entre o pneu e o asfalto gera calor que, consequentemente, provoca uma expansão do ar internamente. No calor, esse processo é intensificado e, na hora de calibrar, o condutor pode aferir de maneira incorreta a pressão e deixar o pneu com menos ar que devia. No calor forte, a temperatura do pneumático sobe ainda mais rápido. Então, tente calibrar a noite ou logo no começo da manhã, desde que o carro não tenha rodado por algumas horas antes dessa operação. 4) Bateria Evaporação de componentes químicos é problema Auto Esporte Os componentes elétricos também podem ser afetados. As baterias, por exemplo, podem perder a capacidade de armazenamento de energia por causa da evaporação do eletrólito e, assim, reduzir o volume adequado para seu funcionamento normal. Com isso, a vida útil da bateria é reduzida. Esse problema é muito raro, sobretudo em baterias modernas, que são seladas. Esse equipamento costuma garantir uma resistência bastante elevada a temperaturas extremamente altas. Afinal, praticamente toda bateria "mora" dentro do cofre do motor — e está acostumada com um vizinho esquentado. Confira se há formação de zinabre nos polos e se os cabos estão bem fixos. 5) Arrefecimento (Superaquecimento ) Líquido e aditivo corretos são as chaves para não superaquecer Auto Esporte Se você precisa beber bastante água sob calor, o sistema de arrefecimento dos veículos também fica mais sensível em temperaturas mais altas. A diferença é que, a rigor, não deve ocorrer "baixa" no nível de água. É importante verificar todos os dias como está o líquido de arrefecimento e mantê-lo sempre dentro dos padrões especificados pela montadora. Além do uso da água desmineralizada (não use a da torneira), o aditivo correto

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