Renault Megane E-Tech estreia por R$ 279.900
O novo Renault Megane E-Tech acaba de ser lançado oficialmente no Brasil dentro do Electric Days, em São Paulo (SP), por R$ 279.900. Em versão única e importado da França, o modelo 100% elétrico chega com bateria de 60 kWh aliada ao motor de 220 cv de potência e 30 kgfm de torque. É claro que gosto é uma questão pessoal, mas podemos considerar que este é o carro mais bonito e tecnológico da Renault a chegar por aqui, elevando o patamar de produtos oferecidos pela marca. Com porte de SUV coupé, o Megane ainda registra a estreia da nova plataforma CMF-EV, voltada exclusivamente para carros elétricos, no Brasil. Visual de carro do futuro O Megane E-Tech estreia o novo logotipo da Renault no país, mas seu charme está em todo o design do carro. Ele vem com faróis dinâmicos adaptativos e luzes DRL em LED, enquanto que as lanternas traseiras são interligadas e formam um desenho moderno. O para-choque escurecido mostra o tom esportivo do carro. O comportamento do Megane E-Tech é bem dinâmico, entregando muita estabilidade em qualquer ambiente. Rodamos com ele por mais de 200 km entre São Paulo e Morungaba, no interior do estado, e a experiência ficou mais divertida nos trechos sinuosos, onde é possível testar toda a eficiência aerodinâmica do veículo. A Renault oferece quatro modos de condução para o Megane: Eco, Comfort, Perso e Sport, sendo este último o mais divertido para acelerar com respostas mais rápidas ao pisar no acelerador. Uma curiosidade é a aleta colocada atrás do volante para determinar a configuração do câmbio, algo semelhante ao que vemos nos carros da Mercedes-Benz. Outro destaque curioso no carro é o formato diferente das maçanetas externas. Medidas e carregamento O Megane E-Tech mede 4,199mm de comprimento, 1,519mm de altura, 1,780m de largura e tem 2,685mm de entre-eixos. As rodas são de liga-leve e diamantadas com aro 18 polegadas. O porta-malas comporta até 440 litros. O novo Megane E-Tech chega de 0-100 km/h em 7,4 segundos e sua autonomia é de 337 km pelo ciclo do INMETRO, mas é possível rodar cerca de uns 400 km no ciclo misto, entre estrada e cidade. Em nosso primeiro trecho de 55 km guiando o carro, mesclando justamente trechos de cidade e rodovia, gastamos somente 13% da bateria. O Megane elétrico pode ser recarregado em wallbox e também em tomada de 220V. Neste último caso, em uma tomada residencial, a carga pode ser elevada de 15% a 80% dentro de 20 horas. Em um carregador AC, de 22 kW, é possível elevar essa mesma carga em apenas 1h50. Já em um carregador ultrarrápido de 130 kW, ainda muito raro de ser encontrado no Brasil, o carregamento leva apenas 36 minutos. Interior A cabine do Megane vem com painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e ao lado a central multimídia é de 9 polegadas, um pouco menor em relação à unidade que foi revelada no Brasil em 2022, que tinha a tela central na vertical. O interior oferece um acabamento bem interessante com a mescla de vários materiais como tecido, couro e metal. As costuras aparentes ganham destaque na cor verde. A lista de equipamentos do Megane E-Tech inclui sete airbags, carregador de celular por indução, chave presencial, retrovisor interno com câmera, volante futurista e várias entradas USB. O espaço para os bancos traseiros é bastante confortável, assim como a posição de dirigir do motorista. A parte de tecnologia autônoma embarcada vem com assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e sistema de reconhecimento das placas de trânsito. Sentimos falta de comandos elétricos para o banco do motorista para um carro deste segmento e o teto solar poderia ser um item opcional neste modelo. Vendas O Megane E-Tech é um produto bem aceito no mercado europeu, onde já registrou mais de 60 mil emplacamentos. A Renault confirmou a chegada do primeiro lote ao Brasil em outubro, com pelo menos 320 unidades do Megane E-Tech. Mas, na sequência, haverá um fluxo contínuo de carros à disposição do público brasileiro. A marca afirmou que todas as suas concessionárias poderão vender o Megane elétrico, assim como a manutenção dele também estará disponível em toda a sua rede. O Megane vem com o DNA de inovação, afinal, o modelo tem mais de 300 patentes registradas. O carro ainda tem uma pegada sustentável pelos 95% do seu índice de reciclabilidade. Com um visual minimalista e ao mesmo tempo sofisticado, o Megane E-Tech chega para brigar com o BYD Yuan Plus, com as versões mais completas do Volvo EX30 e as mais baratas do Volvo XC40.
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