Flagra: sucessora da Volkswagen Saveiro mostra frente definitiva pela 1ª vez

Projeto Udara, que dará vida a uma inédita picape intermediária para brigar com Fiat Strada e Toro ao mesmo tempo, será lançada em 2026 A Volkswagen continua firme no desenvolvimento do projeto Udara ou VW247, que dará vida a uma picape intermediária com porte de Chevrolet Montana. Flagra enviado à Autoesporte pelo leitor Gustavo Carnib mostra um protótipo da caminhonete exibindo pela primeira vez elementos visuais definitivos no balanço dianteiro. Quando visto de traseira, o protótipo com carroceria de Tiguan e bitolas estreitadas parece apenas uma mula, igual a que foi flagrada em janeiro deste ano. Contudo, ao observarmos a parte dianteira, vemos que elementos como faróis, grade e para-choque frontal são diferentes de qualquer produto vendido atualmente pela Volkswagen no Brasil. São componentes inéditos da própria Udara. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte Flagra mula nova picape Volkswagen Udara Gustavo Carnib/Autoesporte Nova picape da Volkswagen seguirá linhas do Tera Com isso, está claro que a Udara terá um visual que seguirá linhas parecidas com as do Tera, porém com um visual mais robusto, dotado de faróis mais espichados e tomadas de ar maiores. Os demais elementos da carroceria do protótipo, como capô e estampagens laterais e traseira, ainda são provisórios do Tiguan. Entretanto, as bitolas mais estreitas, deixando as rodas bem para dentro das caixas, e a suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas, bem aparentes nas fotografias do ângulo traseiro, confirmam que se trata da Udara, nome usado provisoriamente para tratar do projeto. Initial plugin text Como será a Volkswagen Udara Construída sobre a plataforma MQB A0, a mesma de Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, além do próprio Tera, a Volkswagen Udara ou VW247 terá um porte similar ao da Chevrolet Montana. Conforme informado pelo presidente da Volkswagen na América Latina, Alexander Seitz, seu objetivo será ocupar tanto o lugar de sucessora da Saveiro, na briga com a Fiat Strada, e ao mesmo tempo lutar contra as versões de entrada da Fiat Toro. É justamente por isso que os engenheiros usam a carroceria de um Tiguan como mula. O SUV de sete lugares tem 4,70 metros de comprimento e 2,79 m de entre-eixos, enquanto a picape intermediária terá cerca de 4,75 m de comprimento e 2,80 m de entre-eixos. Entretanto, as bitolas mais estreitas deixem claro de que se trata de um veículo de largura menor (cerca de 1,76 m), por usar a suspensão dianteira do T-Cross. Nova picape Volkswagen: projeção dianteira meramente ilustrativa Kleber Silva/KDesignAG Falando em T-Cross, é do SUV compacto que virá toda a estrutura dianteira do monobloco, incluindo assoalho, painéis, longarinas e colunas A e B. Apesar disso, a Volkswagen Udara terá peças de estampagem, como capô, para-lamas e portas dianteiras, exclusivas. Já a porção traseira da carroceria, da coluna B para trás, será totalmente nova. O projeto deve estrear no Brasil o motor 1.5 TSI Evo2 flex aliado ao câmbio automático de oito marchas, possivelmente já com um sistema híbrido leve de 48 Volts, sendo na prática o primeiro veículo eletrificado produzido pela marca no Brasil — embora a segunda geração do T-Cross seja o primeiro híbrido pleno. Teste: Volkswagen Saveiro Robust é picape sem frescura para o trabalho Chefão da Volkswagen: nova Amarok “não será copia e cola” de picape chinesa Com o motor 1.5 TSI Evo2, a Volkswagen Udara terá 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. A produção será em São José dos Pinhais (PR), junto de T-Cross e do Virtus, dentro de um pacote de investimentos de R$ 3 bilhões só para o complexo paranaense, que faz parte do ciclo de R$ 20 bilhões e 17 lançamentos da marca para o Brasil até 2028. O lançamento da nova picape intermediária da Volkswagen está previsto para o primeiro semestre de 2026. Os preços devem ficar entre R$ 120 mil e R$ 180 mil. Com a sua chegada, a Saveiro deve sair de linha. Conforme noticiamos em primeira mão em abril, são seis os candidatos a nome definitivo do modelo registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi): Acron, Airon, Arena, Tagro, Tukan e Udara. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

Flagra: sucessora da Volkswagen Saveiro mostra frente definitiva pela 1ª vez
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Projeto Udara, que dará vida a uma inédita picape intermediária para brigar com Fiat Strada e Toro ao mesmo tempo, será lançada em 2026 A Volkswagen continua firme no desenvolvimento do projeto Udara ou VW247, que dará vida a uma picape intermediária >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.

Publicidade (IA1)
Publicidade (IA1)