'Provocando caos': EUA suspendem programa de carregadores de carros elétricos
The Washington Post Os estados que tentam construir uma rede de carregadores de veículos elétricos estão em choque após o governo Trump ordenar abruptamente a suspensão de um programa de US$ 5 bilhões para construir carregadores em rodovias em todo o país. Em um memorando divulgado na quinta-feira (6), a Federal Highway Administration (FHWA, Administração Federal de Rodovias) ordenou que os estados interrompessem o programa National Electric Vehicle Infrastructure (NEVI), que o presidente Donald Trump citou como um exemplo do "Green New Deal". Até agora, os estados estão divididos, com alguns pausando seus programas e pelo menos um planejando continuar a cumprir contratos existentes. Estação de recarga de veículos elétricos na Califórnia - Mike Blake - 17.out.2023/Reuters A carta informa os diretores de transporte dos estados —que são responsáveis por administrar o programa— que quaisquer planos aprovados pelo governo Biden estão agora suspensos até que o Departamento de Transporte forneça novas diretrizes no segundo trimestre. "Com efeito imediato, nenhuma nova obrigação pode ocorrer sob o Programa de Fórmula NEVI", diz a carta. A ordem, que chega enquanto muitos estados ainda estão trabalhando para construir seus carregadores públicos apoiados por US$ 5 bilhões em subsídios, pode representar um grande golpe para uma indústria que tem experimentado vendas mais lentas do que o esperado e pode perder incentivos fiscais federais críticos nos próximos meses. Na quarta-feira (5), a Ford projetou que poderia perder até US$ 5,5 bilhões neste ano em seu negócio de veículos elétricos e software. Apenas 55 estações de carregamento foram construídas até agora, de acordo com dados da empresa de análise Paren. Leia mais Funcionários da Agência de Transporte de Vermont disseram nesta sexta que suspenderão seu programa, tendo construído apenas uma estação de carregamento com quatro carregadores financiados pelo NEVI por cerca de US$ 700 mil. O estado já havia concedido 11 projetos para mais 60 pontos de carregamento adicionais, mas todos serão suspensos, disse Patrick Murphy, diretor de políticas estaduais da agência. Mais de US$ 20 milhões em financiamento do NEVI prometidos ao estado estão agora em risco, ele disse. "As pessoas realmente sentem que precisam ter uma infraestrutura de carregamento melhor antes de dar o passo de comprar ou alugar um veículo elétrico", disse Murphy. "Isso não tem nada a ver com promover uma verdadeira escolha do consumidor. Isso limitará ativamente a escolha." Folha Mercado Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes. Carregando... A Pensilvânia, por sua vez, ainda não mudou de rumo em sua implantação de carregadores de veículos elétricos. Uma pessoa com conhecimento do programa estadual da Pensilvânia, que falou sob condição de anonimato devido à sensibilidade do assunto, disse que não houve comunicações com o governo federal e que planejam continuar entregando projetos de carregamento que já foram concedidos até que sejam informados do contrário. Mas o estado não oferecerá novas solicitações para construir mais estações, acrescentou esse interlocutor. "Não acredito que a FHWA tenha autoridade para fazer isso", disse Loren McDonald, analista-chefe da empresa e especialista no programa de carregamento, em um e-mail. O memorando foi divulgado pela primeira vez pelo site InsideEVs. O programa, que o Congresso aprovou sob a lei de infraestrutura bipartidária, foi destinado a ajudar a preencher lacunas na rede de carregamento de veículos elétricos do país e aumentar a confiança do consumidor para comprar veículos elétricos. A lei também forneceu outros US$ 2,5 bilhões para carregadores em comunidades e bairros. Os estados tiveram que enviar planos ao Departamento de Transporte sobre como usariam os fundos; uma vez que seus planos fossem aprovados, poderiam começar a construir as estações. Até o momento, aproximadamente US$ 3,3 bilhões foram alocados para os estados, de acordo com a Paren. Mas o novo memorando coloca esse financiamento em risco. Mesmo os estados que têm planos aprovados não têm o dinheiro em mãos —como parte do programa, eles enviam faturas ao governo federal após atingir marcos importantes. "Os estados não recebem o dinheiro que foi destinado a eles até que enviem uma fatura para a FHWA", disse McDonald. De acordo com o memorando, os estados continuarão a receber "reembolso de obrigações existentes". Especialistas disseram que isso indica que os estados que já têm um contrato com uma empresa de carregamento poderão cumpri-lo –mas quaisquer contratos inacabados provavelmente serão suspensos. Trump há muito critica o que ele chama de "obrigatoriedade" de veículos elétricos, e criticou as tentativas do governo Biden de criar programas para impulsionar as vendas de veículos elétricos. Em uma ordem executiva no primeiro dia de sua presidência, Trump ordenou q

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.