Equipe Nissan de Fórmula E está pronta para estreia do PIT BOOST no E-Prix de Jeddah, na Arábia Saudita
Após a espetacular vitória da Nissan na Cidade do México, onde Oliver Rowland demonstrou uma condução primorosa para garantir a vitória, a marca está se preparando para as próximas rodadas com o lançamento do PIT BOOST.

América Latina (06/02/2025) – Esta tecnologia inovadora, anunciada recentemente pelo Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, será lançada no Jeddah E-Prix, na Arábia Saudita, de 14 a 15 de fevereiro de 2025. A nova funcionalidade vai revolucionar a experiência de corrida, fornecendo uma vantagem de 10% de aumento da potência (3,85 kWh) para carros de corrida por meio de uma recarga impressionante de 600 kW em 30 segundos (34 segundos é o tempo mínimo de inatividade).
A nova tecnologia traz um novo elemento à estratégia realizada pelos pilotos durante a corrida, acrescentando uma camada adicional de imprevisibilidade aos eventos da Fórmula E. Embora o pit stop seja obrigatório para todos os pilotos, agora haverá a liberdade de escolher o momento em que os pilotos farão a parada para recarga - dentro da janela determinada pela FIA – e será permitido parar nos boxes para recarga apenas um carro por vez de cada escuderia.
Além disso, apenas três membros da equipe técnica poderão participar da manobra estratégica, onde dois serão os que poderão intervir no carro e o terceiro será quem indicará a parada e retorno ao pit lane. Desta forma, a novidade introduz um novo fator estratégico e ainda mais entusiasmo, pois proporciona um aumento substancial na energia com potencial para impactar significativamente os resultados e táticas da corrida.
A velocidade de carregamento do PIT BOOST é muito superior à do carregador de 80 kw/h utilizados nos boxes da Fórmula E. Esta nova tecnologia permitiria carregar 100% da bateria em apenas 4,7 minutos, em comparação com os 35,25 minutos dos carregadores usados em corridas.
Tommaso Volpe, CEO e diretor da equipe Nissan de Fórmula E, expressou o seu entusiasmo por esta nova funcionalidade: "Penso que esta nova adição irá definitivamente dar muita ação à corrida e, consequentemente, esperamos também muito entretenimento, bem como uma gestão ainda mais estratégica por parte dos pilotos e das equipes. Como o reforço nos boxes acrescenta um nível diferente de complexidade à gestão, estamos nos preparando, simulando qualquer tipo de cenário que possa ocorrer durante o percurso e como, a partir da estratégia, se adaptar a esses cenários."
Além disso, o PIT BOOST evidencia os rápidos avanços na tecnologia de carregamento de veículos elétricos, dando assim mais um passo na abordagem deste desafio fundamental da indústria automotiva para a adoção de carros elétricos. "Esta tecnologia de ponta não só demonstra um progresso significativo no carregamento ultrarrápido de veículos elétricos para corridas, mas sublinha o papel da Fórmula E como plataforma tecnológica para levar os avanços das corridas às ruas", comenta.
O compromisso da Nissan com o futuro da mobilidade eléctrica é evidente através da sua participação na Fórmula E. Sendo o primeiro e único fabricante japonês a entrar na série, a Nissan continua a liderar os avanços da mobilidade elétrica. A visão de longo prazo da marca, Nissan Ambition 2030, visa alcançar a neutralidade de carbono e veículos com emissão zero até 2050, tornando os veículos eléctricos acessíveis a todos, em qualquer lugar.
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica. Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Em junho de 2022, a Nissan anunciou que passou a fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica. Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
Fonte: Nissan