Nectech produz Conversores Catalíticos remanufaturados para veículos pesados

Empresa está participando da 24ª edição da Fenatran, apresentando esses componentes; Os conversores catalíticos fabricados pela companhia utilizam a tecnologia Umicore, conhecida por sua eficiência na redução das emissões dos gases poluentes.

Nectech produz Conversores Catalíticos remanufaturados para veículos pesados
Foto: Divulgação / Reprodução
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

A Nectech, empresa que fornece conversores catalíticos para veículos pesados ao mercado de reposição, está participando da 24ª edição da Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas). Nesta edição da feira, a empresa está apresentando os seus conversores remanufaturados para ônibus, vans e caminhões com motores que atendem à legislação Euro V.

Publicidade (IA1)
Publicidade (IA1)

O processo de remanufatura desses componentes é uma alternativa econômica e ecológica que, além de manter todos os padrões de qualidade contra as emissões de poluentes, preserva recursos naturais. “Para realizar o processo de remanufatura, coletamos catalisadores de parceiros e clientes que necessitam de recuperação. Depois, promovemos a abertura destes itens para analisar as condições internas. Em seguida, efetuamos a troca dos catalisadores e reutilizamos a carcaça de aço inoxidável desta peça”, explica Márcio Nenevê, Diretor Técnico da Nectech.

Nesta tarefa, a empresa também faz a limpeza e polimento do casco, deixando o conversor catalítico com aparência de novo externamente. “Dessa forma, devolvemos o item ao mercado com as características originais e o desempenho necessário para aplicação”, afirma o executivo. “Anualmente, produzimos cerca de 1,5 mil conversores catalíticos por ano e evitamos que toneladas de sucata de metal sejam descartadas, contribuindo para a preservação de recursos e para a redução do impacto ambiental.

Tecnologia e qualidade asseguradas

A parte interna do conversor remanufaturado da Nectech conta com um catalisador da Umicore, item composto por um revestimento de Vanádio, Titânio e Tungstênio, em um substrato de baixa contrapressão. “Oferecemos diferentes tamanhos para veículos que seguem a norma Euro V, pois cada aplicação poderá ter uma necessidade diferente”, diz Cláudio Furlan, Gerente Comercial da unidade de Catálise da Umicore. “A mais comum delas é a SCR (Catalisador de Redução Seletiva), em que a nossa solução proporciona uma área maior de contato para a conversão dos poluentes, permitindo uma conversão de até 95% das emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) em nitrogênio e água”.

Publicidade (IA2)
Publicidade (IA2)

Outro item presente nos catalisadores dos pesados veículos que atendem à Euro V é o DOC (Sistema com catalisador de oxidação). Este componente da Umicore reduz as emissões de HC (hidrocarbonetos) e CO (monóxido de carbono). O sistema pode conter ainda um Cdpf (Filtro Catalítico de Partículas para Motores Diesel) para reter e converter a fuligem em CO₂ (dióxido de carbono).

Mercado de reposição

Fundada em 2017 e sediada em São Bento do Sul (SC), a Nectech fornece flexíveis e kits para conversores catalíticos que atendem veículos comerciais e agrícolas. “Nossos clientes são, principalmente, do Aftermarket, incluindo oficinas mecânicas, distribuidores automotivos e transportadoras”, relata Mário Brotto, Diretor Comercial da empresa.

A companhia tem uma filial no Paraná e um centro de distribuição recém-inaugurado no Nordeste. A organização ainda conta com uma equipe de excelência nas suas instalações e os seus produtos passam por processos de controle de qualidade, garantindo eficiência e funcionalidade. “Além disso, nossos fornecedores são reconhecidos no mercado por sua qualidade e estão presentes no mercado de peças originais, como, por exemplo, a Umicore”, acrescenta Brotto.

De forma geral, a Nectech busca contribuir com um futuro sustentável, buscando reduzir emissões, preservar o meio ambiente, incentivar a manutenção correta dos sistemas de pós-tratamento, descentralizar o desenvolvimento econômico e se dedicar ao combate das práticas ilegais no setor.



Fonte: Grupo Printer