MICHELIN Connected Fleet Powered by Sascar aposta em insights como serviço com IA e machine learning

O impacto gerado pelas tecnologias sustentáveis da companhia diminui a emissão de CO2 equivalente a 6,3 milhões de árvores. Além disso, previne mais de 70 mil acidentes graves.

MICHELIN Connected Fleet Powered by Sascar aposta em insights como serviço com IA e machine learning
Foto: Divulgação / Reprodução
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A MICHELIN Connected Fleet, empresa de serviços para frotas conectadas do Grupo Michelin, lança na Fenatran 2024 soluções de inteligência em mobilidade para oferecer insights ainda mais detalhados sobre o desempenho dos veículos e otimização de rotas. A marca apresentará em seu espaço tecnológico de 292m² uma visão completa de seu ecossistema para redução de acidentes, unificação de gestão e IA para decisões baseadas em dados através de experiências imersivas e assistente virtual.

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"Queremos construir um legado onde o transporte siga na direção de ter zero acidente, de buscar zero emissão e eficiência em seu potencial máximo. O futuro está no uso efetivo dos dados e a inteligência em mobilidade vai transformar todo o mercado através de soluções e análises que permitam uma maior capacidade de ação nas operações. Assim, impulsionamos a eficiência, a segurança e a sustentabilidade no ecossistema", explica Lucas Mendes, CEO MICHELIN Connected Fleet Powered by Sascar.

Com portfolio one stop shop, no último ano a empresa apoiou clientes na redução de mais de 880 mil toneladas de emissões de CO2, o equivalente a 6,3 milhões de árvores (ou uma área de aproximadamente 9 mil estádios de futebol ou, se fosse uma linha contínua, 1,57 voltas no planeta). Também auxilia no ganho de produtividade equivalente a mais de 26 mil caminhões a menos nas estradas a cada ano (rodagem de 3,8 bilhões de quilômetros) e identificação de 70 milhões de situações com potencial risco, sendo que 70 mil com risco de acidentes graves.

A aposta da marca para a apresentação de lançamentos e tendências é o uso de insights como serviço (insight as a service) para transformar o transporte rodoviário no Brasil. O impacto desse assunto nas empresas, de acordo com artigo da MIT Sloan Management Review, pode gerar um impacto de 48% no crescimento de receita e valor de mercado e 15% na margem líquida.

A integração entre inteligência embarcada e análise de dados em tempo real está redefinindo o cenário de mobilidade, trazendo impactos diretos não apenas para gestores, mas também para motoristas de caminhão. Combinando tecnologia no cockpit e inteligência avançada de dados, as novas soluções de Insight as a Service oferecem ao motorista ferramentas que facilitam a tomada de decisões em tempo real, proporcionando rotas mais seguras, otimização do tempo de viagem e uma experiência de condução mais eficiente e segura. Esse avanço transforma o gerenciamento de frotas em um processo mais inteligente e estratégico, beneficiando todos os envolvidos na operação.

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No centro dessa transformação estão os Smart Tablets, dispositivos que trazem para a cabine uma navegabilidade intuitiva e uma centralização completa de informações. Esses tablets oferecem insights abrangentes da operação, proporcionando uma visão mais estratégica para maximizar a inteligência do negócio. Por meio dos tablets, os motoristas têm acesso a aplicativos selecionados para treinamento e checklists que auxiliam na produtividade e garantem o cumprimento das políticas operacionais.

Além dessa ferramenta, a empresa também apresentará outras soluções inovadoras que ampliam o alcance e o impacto da conectividade inteligente no setor de mobilidade.

  • Visão do Ecossistema: com as Smart Câmeras, a solução permite que os clientes monitorem o ecossistema abaixo de sua cadeia logística, utilizando IA para decisões baseadas em dados e promovendo uma gestão integrada para a prevenção de acidentes.
  • App My Connected Fleet: confere conveniência e agilidade no gerenciamento de informações da frota para decisões em tempo real;
  • Conexão IoT: oferece múltiplos dispositivos que se comunicam entre si e são acionados de forma automática e inteligente em situações de risco;
  • Comunicação com Motorista: disponibiliza mensagem de voz personalizada em tempo real sem interferir na segurança da condução;
  • Reconhecimento Facial: garante a prática de direção segura, associando automaticamente os motoristas aos eventos gerados no trajeto.

Parceria com montadoras

A MICHELIN Connected Fleet celebra na Fenatran 2024 o fortalecimento e a ampliação de parcerias com montadoras para uma mobilidade mais segura e um ecossistema de negócio mais completo. Além da parceria com Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus iniciada em 2021, agora caminhões Scania também contarão com soluções powered by Sascar saindo de fábrica a partir de 2025. Compõem o portfólio os tablets satelitais para gerenciamento da frota e as Smart Cameras.

"Entre nossos principais clientes, destacam-se grandes empresas de transporte e logística, bem como operadoras de frotas corporativas globais, que confiam em nossas soluções para otimizar suas operações e alcançar suas metas de eficiência, segurança e sustentabilidade. Com as parcerias com montadoras, a MICHELIN Connected Fleet atua diretamente com a satisfação do cliente, que busca um produto completo, customizado e de qualidade", afirma Mendes."

As Smart Cameras contam com inteligência artificial para prevenir acidentes através de vídeos, telemetria e alertas em tempo real para monitoramento comportamento de alto risco ao volante. Os dispositivos geram alertas visuais e sonoros tanto na cabine quanto na plataforma, permitindo reação rápida do condutor, envio de mensagens de áudio para a cabine e feedback posterior com dados e evidências para que o gestor trace planos de ação e acompanhe a evolução.

"A mobilidade fica mais segura e eficiente quando há, ao lado do motorista, soluções inteligentes que funcionam como um copiloto, alertando para cada possível risco e dando ao gestor da frota a possibilidade de gerenciar melhor a operação, analisando o que aconteceu nos momentos de freada ou arrancada brusca e excesso de velocidade", reforça Mendes.

Para as montadoras, um veículo completo é mais aderente às necessidades do mercado. A adoção crescente da tecnologia no setor de transporte e, em alguns casos, obrigatória para que o frotista se insira nesse mercado, impulsionam essas parcerias que integram a expertise de serviços e soluções à produção de veículos pesados.

Os dispositivos podem impactar até 30 mil novos veículos por ano.



Sobre a empresa: A MICHELIN Connected Fleet, antes Sascar, foi adquirida pelo Grupo Michelin com a finalidade de ampliar seus negócios em serviços e soluções e tornou-se um dos principais players de tecnologia de gestão de frotas no mundo. Atualmente já são mais de 1 milhão de veículos conectados mundialmente. No Brasil é líder de tecnologia para gestão de frotas, oferecendo soluções para alcançar zero acidente, zero emissão e zero ociosidade. Com modelo que inclui todos os serviços, não demanda investimento em compra de equipamento e gastos com manutenção – sem surpresas com custos adicionais.

Oferece o portfólio de soluções mais completo do mercado, num conceito one stop shop. Uma vantagem competitiva é a gestão de frota em toda a cadeia de valor, atuando desde a produção até a chegada ao consumidor final. A digitalização do transporte torna a mobilidade mais sustentável a partir do momento em que preserva mais vidas e desenvolve a produtividade de forma responsável. Traz gestão e economia com atuação em todo o ecossistema.


Fonte: Textual