Receita da Marcopolo registra crescimento de 43% no terceiro trimestre de 2024
A Marcopolo registrou receita líquida de R$ 2,3bilhões no 3T24, um crescimento de 43,3% ante o 3T23. A receita corresponde a 4.186unidades, das quais 75% foram vendidas no Brasil, 9,2% foram exportadas do Brasil e15,8% faturadas no exterior.No 3T24, houve incremento de 37,8% da produção em relação ao mesmo trimestre doano passado: do total de 4.133 unidades, 3.476 foram produzidas no Brasil, umincremento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior, e 657 unidades noexterior, 9% acima da produção do 3T23. No acumulado dos 9 meses de 2024, avariação da produção foi de 20,2% em relação aos 9 primeiros meses de 2023,fechando com 11.392 unidades."A companhia intensificou seu ritmo de produção, aproximando-se dos volumesplanejados. O crescimento reflete o ganho de maturidade e maior experiência do quadrode pessoal na busca por maiores níveis de eficiência", ressalta José Antonio Valiati,diretor de Relações com Investidores da Marcopolo.No terceiro trimestre de 2024, o lucro bruto atingiu R$ 576,8 milhões, com margem de24,9%. O EBITDA totalizou R$ 466 milhões, com margem de 20,1%, e o lucro líquido foide R$ 335,7 milhões, com margem de 14,5%. De acordo com a companhia, odesempenho é reflexo da melhoria do cenário do mercado, com ampliação dos volumesvendidos internamente, do melhor desempenho das operações internacionais e daevolução das exportações a partir do Brasil, com crescimento de entregas no segmentorodoviário e avanço das vendas dos modelos G8.A Marcopolo segue líder no mercado brasileiro de carrocerias, alcançando participaçãode mercado de 47,6%. O destaque ficou com o incremento de 4,6 pontos percentuais departicipação de mercado no segmento rodoviário. O segmento de ônibus rodoviários semanteve na dianteira dos negócios com boas perspectivas para o final do ano. "Fatorescomo o alto custo de passagens aéreas e do transporte individual favorecem a opçãopelo ônibus e tem mantido a demanda crescente", pontua Valiati.A Marcopolo mantém o foco na modernização de suas fábricas e lançamento de novosprodutos. No último trimestre, a companhia investiu um total de R$ 91 milhões, sendo R$33,6 milhões nas plantas localizadas em Caxias do Sul (RS), R$ 46,1 milhõesdestinados para a planta de São Mateus (ES) e R$ 5,7 milhões para a Apolo (Plásticos).No terceiro trimestre, a Marcopolo também lançou o Volare Fly 12, um super micro comquase 12 metros de comprimento e que cria um novo segmento de mercado, bem comoapresentou o Volare Attack Híbrido, modelo em desenvolvimento que inova ao oferecerum sistema de combustão de etanol que alimenta baterias para um motor elétrico.Mercado internacional - Os resultados da companhia no exterior se mantêm crescentese consistentes, segundo o diretor de Relações com Investidores. A Marcopolo México(Polomex) teve bom desempenho e iniciou as entregas do modelo urbano Attivi elétricoque será utilizado no transporte coletivo de Monterrey. A Marcopolo Austrália (Volgren)mantém perspectivas positivas, com resultados recordes e expansão de margens. AMarcopolo África do Sul (MASA) segue com resultados positivos e o lançamento domodelo G8 deverá alavancar negócios no segmento rodoviário no país. A MarcopoloArgentina (Metalsur) começa a materializar trajetória de recuperação de volumes eresultados, com novo crescimento de unidades produzidas e entregues na comparaçãocom o 2T24. A colombiana Superpolo segue mostrando boa performance e perspectivaspositivas para o restante de 2024.
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