Feliz Dia da Velocidade! Conheça o papel da Nissan na inovação e o legado do automobilismo

A Nissan tem uma rica herança nos esportes motorizados, que inclui modelos históricos e programas inovadores.

Feliz Dia da Velocidade! Conheça o papel da Nissan na inovação e o legado do automobilismo
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

Rio de Janeiro, 09 de setembro de 2024 – No dia 9 de setembro é comemorado o ‘Dia da Velocidade’, uma data para celebrar essa relação entre uma determinada distância percorrida e o tempo gasto no percurso que está presente em nossas vidas de diversas formas. Seja em uma caminhada, no exercício de corrida, andando de bicicleta ou acelerando um automóvel. E como a Nissan tem uma forte tradição nesse tema, nada como celebrá-lo lembrando a longa história da marca nas pistas e ruas.

Desde a sua criação, a Nissan tem estado na vanguarda dos esportes motorizados, assinalando momentos-chave que definiram o seu legado e deixaram uma marca indelével nas pistas pelo mundo. Cada corrida, cada vitória e cada inovação tecnológica foi um testemunho do empenho e dedicação que caracterizam a marca japonesa.

Nissan: uma história de paixão

O primeiro marco da Nissan em corridas ocorreu em 1936, poucos anos após a sua fundação em 1933, quando triunfou sobre outros carros fabricados fora do Japão em uma pista perto de Tóquio. Isso também marca o início da tradição de tirar lições das pistas e trazê-las para os modelos que os clientes dirigem, prática que continua até hoje. A participação na Fórmula E atualmente é um grande exemplo disso.

Nos seus mais de 80 anos de história, a Nissan teve triunfos nas pistas da América, Europa, África, Ásia e Oceania e produziu modelos emblemáticos como o Datsun 240Z (que foi um veículo que marcou um antes e um depois nos Estados Unidos), o 240 RS e o poderoso Nissan GT-R, apelidado de Godzilla por sua incrível potência.

Outra denominação que um modelo da Nissan ganhou por conta da performance nas pistas foi giant killer (matador de gigantes), dada ao Datsun 240Z nos anos 1970 por conta do piloto Walt Maas, que superou carros com motores maiores – alguns com um bloco V8 – e se sagrou campeão do GTU Championship. Muitas vezes Maas saía na pole position e sustentava a ponta até o final da prova, graças ao carro leve e ágil.

A marca japonesa tem demonstrado consistentemente a sua capacidade de competir e vencer nas pistas mais desafiadoras do planeta.

NISMO: a marca de alto desempenho da Nissan

Em 1984 foi fundada a Nissan Motorsports International (NISMO), uma empresa dedicada a apoiar todas as atividades de automobilismo da Nissan. A NISMO não apenas desenvolve e comercializa veículos e peças automotivas para competições profissionais, mas também apoia a crescente comunidade global de entusiastas do automobilismo.

A cada dois anos, a NISMO realiza um festival que reúne fãs e profissionais para vivenciar de perto a emoção do automobilismo. É uma oportunidade única de ver os veículos mais emblemáticos em ação e conhecer as últimas novidades do mundo do automóvel.

“A Nissan sempre caminhou de mãos dadas com o automobilismo. Lembremos que, desde a sua fundação, apenas alguns anos se passaram para que a empresa entrasse no emocionante mundo do automobilismo. Hoje, 87 anos depois, já competiu em diversas categorias, aprimorando suas habilidades e tecnologias. Em 2024, a NISMO comemora seu 40º aniversário”, disse Takao Katagiri, chefe da unidade de negócios de automobilismo da Nissan e CEO da NMC.

GT Academy: de jogadores a pilotos

Em 2008, a Nissan lançou o inovador programa GT Academy, criado em parceria com a Sony PlayStation. Este programa deu aos jogadores do videogame Gran Turismo® a oportunidade de tornarem-se pilotos profissionais, representando a Nissan em alguns dos campeonatos mais exigentes do mundo.

Fórmula E: o futuro do automobilismo

Atualmente, a Nissan compete na Fórmula E, um campeonato de automobilismo 100% elétrico que serve de laboratório para criar os veículos elétricos do futuro. A marca participa nesta série para oferecer a emoção dos seus potentes veículos elétricos aos fãs do automobilismo em todo o mundo.

A aprendizagem na pista também é usada para ajudar a melhorar o desempenho do portfólio de emissões zero da Nissan, que inclui o Nissan Ariya e os novos veículos elétricos que estão sendo desenvolvidos como parte do seu plano Ambition 2030.

Além da Fórmula E, a Nissan e NISMO competem e apoiam diversas categorias, como a GT3, sob os regulamentos da FIA GT3; a GT4, com equipes de clientes que contam com suporte técnico para utilizar o Nissan Z NISMO; a GT300 do Super G; a Super Taikyu Series ST-X e a GT World Challenge Asia.

A marca disputa ainda a classe GT500 do Super GT junto com as quatro equipes que inscrevem o Nissan Z NISMO GT500, baseado no Nissan Z NISMO, com o objetivo de reconquistar o campeonato da série

Desta forma, a Nissan continua a redefinir o mundo dos esportes motorizados e a inspirar a próxima geração de condutores e entusiastas. A história da Nissan nas pistas é uma prova do seu compromisso com a inovação, a excelência e a paixão pela velocidade.


Fonte: Nissan