O Citroën Xm Completa 35 Anos De Inovação

Você está em Notícias No final da década de 80, a Citroën buscava atualizar uma de suas inovações mais queridas: a suspensão hidropneumática, aplicando os avanços da rápida evolução da eletrônica e da informática que estava ocorrendo naqueles anos. Tudo isso em um automóvel que deveria romper paradigmas em termos de design e configuração, como um digno sucessor dos DS, SM e CX, que haviam deixado marcos sucessivos no segmento dos sedans de luxo.O resultado desses trabalhos foi o Citroën XM, um veículo que chegou ao mercado como um autêntico OVNI, inaugurando uma nova linguagem estilística, uma nova forma de entender o conforto e o desempenho, e uma abertura total para as vantagens e novidades que a eletrônica poderia trazer para todos os aspectos do automóvel.Com o luxo e a tecnologia como bandeira, o Citroën XM se torna, como novo carro-chefe do Duplo Chevron, um verdadeiro referencial em matéria de conforto e aderência ao solo. A nova suspensão hidroativa assume o lugar das últimas evoluções da hidropneumática, somando à equação a gestão eletrônica do seu comportamento, ganhando em conforto e capacidade de reação, e proporcionando um nível de segurança ativa inédito nos automóveis dos anos 80. Uma vocação inovadora que lhe valeu o título de ‘Carro do Ano na Europa 1990’ pelos jornalistas automotivos mais prestigiados do Velho Continente.No quesito motorização, o Citroën XM seguiu a esteira do desempenho do SM, com um motor de 3.0 litros e 6 cilindros em V, o primeiro a seguir essa estrutura desde o motor Maserati do prestigiado gran turismo da marca. Sua versão de 24 válvulas desenvolvia uma potência máxima de 200 cv, trazendo emoção de sobra.Desde o primeiro olhar, o Citroën XM anunciava uma revolução no mundo do automóvel. Seu design, assinado por Bertone e inspirado diretamente no esportivo Citroën SM dos anos 70, destacava-se por sua aerodinâmica e suas linhas retas, esbeltas e bem proporcionais, que continuaram em vários modelos da marca, como o Citroën Xantia. Chama a atenção sua ampla superfície envidraçada: com seus 13 vidros, contando para-brisa, vidros laterais, vigias, porta-malas, etc., sua luminosidade não fica devendo nada à atual gama do Duplo Chevron. Pensado para durar, seu processo de fabricação incluía um inovador processo de galvanização da carroceria para resistir de forma eficaz à corrosão.As formas e a estrutura dos seus bancos e as vantagens da suspensão hidroativa eram apenas a cereja do bolo de um habitáculo totalmente pensado para oferecer o máximo nível de conforto e prazer de condução. Até mesmo elementos como o porta-luvas do passageiro podiam ser abertos a partir da sua parte superior, para garantir um acesso confortável e rápido ao seu conteúdo.No XM, a inovação chegou a elementos como os faróis. Ele incorporou os primeiros grupos ópticos de superfície complexa na história do automóvel, algo que hoje se tornou totalmente comum, mas que representou uma verdadeira revolução ao permitir concentrar a luz em uma área muito menor, possibilitando faróis com apenas 70 mm de altura, adotando uma estética inovadora sem perder nada em eficácia.Em 1994, o Citroën XM mudou de geração. Além de um restyling e uma atualização do interior, este modelo incorporou uma tecnologia inovadora: a multiplexação. Com um painel de instrumentos totalmente conectado às funções do automóvel através de dados digitalizados, simplificou ao máximo a arquitetura elétrica e permitiu, através de uma central informática, uma gestão e coordenação dos sistemas do veículo, abrindo as portas para equipamentos e funcionalidades que eram inimagináveis em meados dos anos 90 e que foram incorporados, de série, nos automóveis que conduzimos atualmente. Galeria de imagens

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