Equipe Nissan de Fórmula E conclui Temporada 10 com vitória
Oliver Rowland subiu ao mais alto degrau do pódio correndo em casa, em Londres
LONDON, Reino Unido – A Equipe Nissan de Fórmula E garantiu vitória na última prova da temporada 2023/2024 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Oliver Rowland mostrou toda sua maestria ao volante na Rodada 16, que fechou a temporada com o E-Prix de Londres.
Depois de uma corrida difícil no sábado, quando tanto Sacha Fenestraz quanto Oliver Rowland não pontuaram devido a incidentes e penalidades, a equipe retornou para a Rodada 16 no Circuito ExCel de Londres. Após se qualificar em nono, Rowland rapidamente avançou posições durante o E-Prix, chegando ao quarto lugar quando a competição estava ficando ainda mais acirrada e caótica. O britânico então aproveitou que os líderes precisaram ativar o 'Modo Ataque' mais tarde, assumindo a liderança e garantindo a segunda vitória da equipe neste ano.
Já o franco-argentino Fenestraz lutou com todas as suas forças em um meio de pelotão apertado, terminando sua segunda temporada com a escuderia em 15º.
Com este resultado, a Equipe Nissan de Fórmula E terminou em quarto no Campeonato por Equipes da Temporada 10, com 182 pontos. Rowland ficou em quarto no Campeonato de Pilotos e Fenestraz em 17º. A Nissan também garantiu o terceiro lugar no Troféu dos Construtores.
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E: "Que maneira incrível de fechar a temporada! Depois de uma corrida frustrante no sábado em que ambos os pilotos se envolveram em incidentes e receberam penalidades, retornamos com uma configuração aprimorada e um excelente ritmo por parte do Oli para ficar com a vitória. A estratégia foi acertada para subir à quarta posição e depois ele aproveitou os incidentes e a necessidade dos líderes da prova de passar pelo 'Modo Ataque' para assumir a liderança. Ele manteve a calma e executou sua corrida com perfeição para garantir a vitória, fechando uma temporada realmente forte de forma excelente. O Sacha fez um ótimo trabalho protegendo sua posição contra nossos concorrentes mais diretos e deixando-os para trás. Terminar o Campeonato por Equipes em quarto e em terceiro no ranking dos construtores é bastante positivo e podemos nos orgulhar da nossa performance. Também foi incrível ter o CEO da Nissan Makoto Uchida conosco para esta vitória, e isso fez com que tudo fosse ainda mais especial! Este resultado nos dará um incentivo a mais durante o intervalo entre temporadas. Vamos trabalhar para continuar avançando e melhorando para o próximo ano, quando pretendemos concorrer pelos dois títulos".
Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E: "Um final perfeito para uma temporada fantástica! Eu nunca imaginei que venceria hoje, tive uma excelente largada e tomei as decisões certas em uma corrida louca. Quando cheguei ao quarto lugar, eu não queria me envolver muito na briga pelo título, então esperei e torci para acontecer alguma coisa e foi exatamente o que aconteceu, oferecendo uma chance para eu alinhar todos os fatores para vencer a corrida. Temos que sentir muito orgulho da nossa temporada, o objetivo era crescer como equipe e conquistamos muitas coisas. Temos sido competitivos de forma consistente e isso nos oferece uma grande plataforma para o próximo ano. Agradeço a toda a equipe pelo trabalho feito e já estou ansioso para estar de volta"!
Sacha Fenestraz, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E: "Não foi uma temporada fácil, mas aprendi muito com ela e isso me fará mais forte no futuro. Na corrida do sábado tínhamos um ritmo bastante forte, mas infelizmente um incidente resultou em uma penalidade de cinco segundos e eu acabei ficando de fora do top 10. É uma pena para nós, pois acredito que merecíamos terminar pontuando. O domingo também foi desafiador, foi difícil brigar no meio do pelotão nesta pista e não conseguimos evoluir. Meu grande obrigado à equipe por todo o trabalho que eles fizeram nesta temporada. Não vejo a hora de estar de volta na pista para mostrar do que sou capaz".
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.
Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se a primeira montadora a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (Gen4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada. Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica. Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
-x-
Fonte:
Nissan