Presença feminina na Nissan do Brasil segue em crescimento e chega a 23,6% do total de funcionários em 2024

Dados foram revelados no Nissan Mulheres 2024, evento que debate a presença e atuação das mulheres no setor automotivo e na sociedade; Complexo Industrial de Resende passa de 9,6% em 2021 para 21% nesse ano no número total de funcionárias.

Presença feminina na Nissan do Brasil segue em crescimento e chega a 23,6% do total de funcionários em 2024
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

SÃO PAULO – Em uma jornada que foi acelerada em 2021 com a adesão, em toda a América do Sul, aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEP's) da ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidasabre em uma nova aba., a Nissan segue avançando em seu compromisso de incentivar a promoção da diversidade, equidade e inclusão dentro e fora da empresa. Nesse caminho, vem aumentando o número de mulheres em sua equipe de funcionários, chegando nesse ano a 23,6% do efetivo total no Brasil, contra 20% no ano passado. Esses números foram revelados pelo presidente da Nissan do Brasil, Gonzalo Ibarzábal, durante o Nissan Mulheres 2024, evento voltado para jornalistas, influenciadoras e funcionárias da empresa, que debate a presença e atuação das mulheres no setor automotivo e na sociedade.

Publicidade (IA1)
Publicidade (IA1)

A edição desse ano do Nissan Mulheres, a quarta do evento anual criado em 2021 pela marca no Brasil, foi realizada em São Paulo e contou com a presença recorde de mais de 40 mulheres em um dia de trocas de experiências, debates e palestras. Uma das rodas de conversa abordou as síndromes da mulher maravilha e da impostora, com a participação da psicanalista e escritora Elisama Santos e da diretora de Logística da Nissan do Brasil, Eliane Cantão. Na outra o foco foi marca pessoal e liderança feminina, com a jornalista e apresentadora Christiane Pelajo e a diretora de Comunicação da Nissan América Latina, Luciana Herrmann.

A Casa de Cultura do Parque, acostumada a receber diferentes intervenções artísticas, recebeu um projeto cenográfico exclusivo para sediar o Nissan Mulheres 2024. Além do aspecto visual, o evento contou, ainda, com a participação ao vivo da pianista Julia Toledo, criando um fundo musical específico para cada momento da programação.   

"A cada ano do evento, estamos evoluindo e buscando enriquecer o debate para que seja um momento de troca e reflexões sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em suas carreiras e no dia a dia, bem como as conquistas alcançadas. Trazemos perspectivas diversas sobre as barreiras que ainda persistem e os avanços que estão sendo alcançados rumo à igualdade de oportunidades. Também estamos agregando cada vez mais homens nessa conversa, como importantes aliados nessa jornada rumo a equidade e inclusão em nossa sociedade", explica Mila Poli, gerente sênior de Comunicação Corporativa da Nissan do Brasil.

Como acontece anualmente, a Nissan também aproveita para compartilhar como está avançando rumo a diversidade e inclusão. Assim, a empresa demonstrou que a presença feminina em seu Complexo Industrial em Resende, no estado do Rio, chegou esse ano a 21%, em uma forte evolução se comparado aos 9,6% de participação de mulheres no total de seus funcionários em 2021.

Publicidade (IA2)
Publicidade (IA2)

Buscando incentivar a formação das novas gerações, a empresa segue promovendo ações e processos de contratação com um olhar mais voltado para candidatas femininas, o que começa na base, na seleção de estagiários. Na edição desse ano do programa de estágio, por exemplo, do total de 128 candidatos aprovados, 52% foram mulheres.

Indo muito além dos números, a empresa reforçou o compromisso com mais ações afirmativas para promover a diversidade, a implementação de mais políticas inclusivas e passar a focar mais em atividades que atinjam os públicos externos, indo além de atividades que ficam limitadas ao perímetro interno da Nissan.

"Nós estamos amadurecendo nossa jornada a cada ano e as oportunidades de escutar o público externo, ter outras visões nos ajudam a construir e evoluir em nossa busca para contribuir com uma sociedade mais equitativa e inclusiva, olhando não apenas para dentro de nossa empresa. No Nissan Mulheres temos participantes de Norte a Sul do Brasil e isso nos dá uma riqueza de perspectivas e pluralidade de ideias, o que enriquece e fortalece o debate", fala Eloise Brillo, responsável pela área de Diversidade, Equidade e Inclusão da Nissan América do Sul. Esse ano, o evento contou com representantes de 12 estados do país.

-x-

Fonte:

NISSAN