Leclerc sai na frente em Mônaco, mas é só sexta-feira!
Se é verdade que o resultado do GP de Mônaco é praticamente determinado pela ordem de classificação, então Charles Leclerc já colocou seu nome à frente, dominando o primeiro dia de treinos da 70ª edição da sua corrida ‘em casa’ contando para o Campeonato Mundial de Pilotos. O monegasco estabeleceu o tempo mais rápido do dia durante o TL2 em 1min11s278, já mais rápido do que o tempo da pole do ano passado, de 1min11s365, estabelecido por Max Verstappen. Foi impressionante ver o piloto da Ferrari melhorar a cada volta, enquanto os outros pareciam lutar um pouco mais para encontrar o limite em seus carros. Apesar de elogiarmos o piloto mais rápido em pista hoje, é apenas sexta-feira e a classificação sempre traz algumas surpresas, especialmente porque a margem de erro praticamente não existe. Além disso, o fato de cinco equipes diferentes estarem representadas entre os cinco primeiros no TL2, separadas por apenas 675 milésimos de segundo, mostra o quão próxima é a hierarquia na disputa. Para constar, atrás de Leclerc ficaram Lewis Hamilton na Mercedes, a Aston Martin de Fernando Alonso, a Red Bull de Max Verstappen e Lando Norris na McLaren. O DIA NA PISTA Como costuma acontecer nos treinos livres de Mônaco, os pilotos tentaram fazer o máximo possível de voltas para ganhar confiança ao lidar com os desafios únicos desta pista. Entre eles, os 20 pilotos percorreram 1.180 voltas, ou quase quatro mil quilômetros, 3.937,66 para ser pais preciso. O composto mais popular foi o C4 (600 voltas), seguido pelo C3 (314) e depois pelo C5 (266). SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE “O dia de pista que acaba de terminar aqui em Mônaco foi muito movimentado, com duas horas de treinos livres para as equipes de Fórmula 1, enquanto as categorias de Fórmula 2 e Fórmula 3, das quais também somos o único fornecedor de pneus, deram um show emocionante na classificação. Quanto à Fórmula 1, os treinos livres não trouxeram grandes surpresas. Aqui, é importante que os pilotos rodem continuamente para entrar no ritmo e encontrar os últimos centímetros da pista que representam o traçado ideal nas curvas. Do ponto de vista puramente técnico, vimos a pista ficar mais rápida a cada volta e isso também pode ser um fator importante na classificação, porque as condições podem mudar significativamente do início ao fim de cada fase da sessão. O fato de o melhor tempo de hoje já ser quase um décimo mais rápido do que a pole do ano passado é um sinal do progresso alcançado com essa geração de carros, dado que os pneus continuaram praticamente os mesmos do ano passado.” FÓRMULA 2 Depois do treino livre de ontem, chegou a hora da classificação. O pelotão se dividiu em dois grupos na pista com seus tempos de voltas combinados para decidir o grid para a largada da Sprint e da Feature Race. Richard Verschoor (Trident) garantiu sua primeira pole na Fórmula 2 numa sessão emocionante. A melhor volta do holandês, de 1min21s238 no Grupo A, significa que ele começará a Feature Race de domingo na primeira posição do grid. Victor Martins (ART Grand Prix) foi o mais rápido no grupo B com tempo de 1min21s310, um pouco mais lento, então o francês vai largar em segundo lugar, ficando na primeira fila pela primeira vez nesta temporada na Fórmula 1. O P Zero Vermelho macio e o P Zero Roxo supermacio são os dois compostos disponíveis em Mônaco. A pista nas ruas do Principado quase não mudou em mais de 70 anos e apresenta a velocidade média de volta mais baixa da temporada. O desgaste de pneus não é um problema e as forças exercidas sobre eles são muito baixas. FÓRMULA 3 Como de costume aqui, os pilotos foram divididos em dois grupos. Gabriele Mini (Prema Racing) garantiu a pole position em Mônaco pelo segundo ano consecutivo, com tempo de 1min23s942, estabelecido no Grupo A. No Grupo B, Christian Mansell (ART Grand Prix) foi o mais rápido com tempo de 1min24s921. No entanto, é preciso dizer que uma bandeira vermelha encerrou a sessão a menos de um minuto do final, impedindo que vários pilotos melhorassem e possivelmente subissem na ordem da classificação combinada. Para o fim de semana de Mônaco, a Pirelli escolheu o P Zero Vermelho maio. Os pneus mais macios da gama da Fórmula 3 apresentam degradação moderada na pista do Principado, que é razoavelmente boa para os pneus. Quem fizer o melhor trabalho em gerenciá-los terá maior probabilidade de realizar algumas manobras de ultrapassagem. PIRELLI NO MOTORSPORT Fundada em 1872, a Pirelli é uma empresa com profundas raízes italianas agora reconhecida em todo o mundo por sua tecnologia de ponta, capacidade de inovação e qualidade de seus produtos. O motorsport sempre desempenhou um papel importante na estratégia da Pirelli, seguindo a filosofia “da pista para a rua”. A empresa está envolvida no motorsport há 116 anos e hoje fornece pneus para mais de 350 campeonatos de duas e quatro rodas. A Pirelli presta atenção constante ao uso mais eficiente dos recursos naturais e da energia, com o objetivo de alcançar a neutralidade
Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.