Volvo EX30: 5 coisas legais e 5 ruins do SUV elétrico mais barato da marca

Volvo EX30 é vendido em quatro versões e preços ficam entre R$ 229.950 e R$ 293.950 no Brasil O Volvo EX30 finalmente desembarcou no Brasil com grande expectativa. E não é para menos. O SUV compacto elétrico mais barato da marca custa entre R$ 229.950 e R$ 293.950, e tem 272 cv e 35 kgfm em todas as versões. Autoesporte conheceu o modelo e separou cinco coisas bem legais e outras cinco que deixam a desejar em um carro premium. A opção de entrada do EX30 traz baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) de 51 kWh com 250 km de autonomia, enquanto as mais caras são de níquel-cobalto-manganês (NMC) de 69 KWh com 338 km de alcance. Os números são do Inmetro. O que não agradou 1) Porta-malas pequeno Volvo EX30 tem 2,65 m de entre-eixos, exatamente o mesmo do T-Cross André Schaun/Autoesporte O EX30 é um SUV compacto, mas mesmo assim o seu porta-malas deixa um pouco a desejar no volume. São 4,23 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,54 m de altura e bons 2,65 m de entre-eixos, porém, o porta-malas comporta apenas 320 litros. O porte é quase igual ao de um Volkswagen T-Cross (que acabou de ser reestilizado), que tem 4,21 m de comprimento e os mesmos 2,65 m de entre-eixos, porém, o porta-malas do SUV alemão tem 420 l — 100 l a mais. 2) Velocímetro Volvo EX30 tem o velocímetro na parte superior da multimídia André Schaun Lembra do polêmico velocímetro do finado Toyota Etios? Ao invés de ficar no painel de instrumentos que é na linha do olhar do motorista, o marcador de velocidade foi para no meio do painel. No EX30 acontece algo parecido, mas com um toque de modernidade. Na região do volante não há absolutamente nada, todas as informações e dados foram parar na tela vertical de 12,3 polegadas da central multimídia de ótima resolução, incluindo o velocímetro, que fica posicionado na parte superior. O minimalismo do SUV é interessante, mas desviar o olhar do horizontal para saber a velocidade não é legal — poderia ter pelo menos um head up display. 3) Ajuste dos retrovisores Para ajustar os retrovisores é preciso ir até a central multimídia Divulgação Nem os ajustes de espelhos retrovisores foram mantidos por peças físicas. A Volvo levou realmente o minimalismo a sério e extinguiu todos os botões internos — parecido com os carros da Tesla. Para ajustar os espelhos é preciso clicar em um ícone com desenho de carro na parte inferior da tela. Em seguida, vai abrir um menu com várias informações sobre o carro, entre elas para ajustar os retrovisores. Ao selecionar o lado desejado, os ajustes são feitos pelo volante multifuncional, que tem seta para cima, para baixo, para a direita e para esquerda. O problema é que os ajustes não são milimétricos, portanto, a posição pode demorar um pouco para encontrar uma posição ideal. 4) Não tem Apple CarPlay Volvo EX30 não tem Apple CarPlay André Schaun Apesar de todas as funções terem migrado para a multimídia, ainda não há conectividade com Apple CarPlay. A Volvo afirma que até o final do ano terá uma atualização de software e os clientes terão acesso ao sistema. Por outro lado, para Android Auto não há previsão — ao menos a central tem um sistema do Google integrado, o que já ajuda muito. 5) Sem saídas de ar-condicionado na traseira Volvo EX30 não tem saídas do ar-condicionado atrás André Schaun Ajustes dos retrovisores e velocímetro são coisas pouco práticas, mas que com o tempo o dono do carro vai acostumar. Porém, um item que não faz o menor sentido, é a ausência das saídas de ar-condicionado para os passageiros de trás — nem na versão Ultra. Carros muito mais baratos oferecem isso, como um Volkswagen Nivus, por exemplo. Complementando isso, a abertura dos quatro vidros estão no console central (e não nas portas) como acontece em carros populares. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. O que agradou 1) Visual Volvo EX30 tem um design bem minimalista André Schaun/Autoesporte Sem dúvidas, a Volvo acertou no visual. O minimalismo também está presente na parte externa do SUV, com uma dianteira bem limpa marcada pelos faróis de LED no formado do "martelo do Thor". Na traseira, as lanternas de LED, divididas entre o vidro e a carroceria, também chamam muito a atenção. Além disso, as luzes são interligadas por uma peça preta. Para completar o charme, até as rodas são com design minimalista — podendo ser aro 18, 19 ou 20. São até cinco opções de cores para o exterior (branco, preto, cinza, cinza escuro, amarelo) e até quatro opções de materiais para o acabamento interno. 2) Desempenho Volvo EX30 tema velocidade máxima de 180 km/h Divulgação O EX30 não é esportivo e não é aquele carro elétrico que você pisa no pedal do acelerador e gruda no banco. Por outro lado, o desempenho é bem satisfatório quando pensamos num SUV compacto para o dia a dia. A marca de 0 a 100 km/h é feita em 5,7 segundos na versão de entrada e 5,3 s nas outras, mesmo com baterias maiores — a velocidade máxima é sempr

Volvo EX30: 5 coisas legais e 5 ruins do SUV elétrico mais barato da marca
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Volvo EX30 é vendido em quatro versões e preços ficam entre R$ 229.950 e R$ 293.950 no Brasil O Volvo EX30 finalmente desembarcou no Brasil com grande expectativa. E não é para menos. O SUV compacto elétrico mais barato da marca custa entre R$ 229.95 >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.