Avaliação: Ora 03 é um carro elétrico apaixonante e acessível

Ora 03 Skin: carro elétrico chinês tem bom preço de R$ 150.000 Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro Antes de falar por que o Ora 03 é um carro elétrico apaixonante, devo explicar o termo “acessível”. Óbvio que se trata de uma comparação com outros carros existentes no mercado brasileiro, onde um Ora 03 Skin elétrico sai por R$ 150.000 e um Volkswagen T-Cross Highline completo custa R$ 182.080.Isso sem contar que a renda média dos 10% mais ricos é de apenas R$ 4.547. Por isso, sob qualquer aspecto, poder comprar um Ora 03, da GWM, é um sinal de felicidade. O carro é bom! Atestamos na prática durante uma semana de uso na cidade e na estrada com a versão Skin. Notícias relacionadas Mesmo sem ter um carregador disponível em casa e estando longe de um carregador público de carga rápida, foi possível usar o Ora 03 sem problemas. Seria ainda mais fácil se a versão avaliada fosse a GT, que tem bateria maior do que a Skin: 63 kWh contra 48 kWh. Ora 03 Skin: dois grandes displays lado a lado, com excelente visualização Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro Como sempre, quem “salvou a pátria” foi a Volvo, que oferece um carregador lento de 7,4 kW no supermercado Pão de Açúcar. Cheguei com 45% de carga na bateria e saí com 92% umas quatro horas depois. O Ora 03 Skin tem um alcance de 232 km pelo PBEV, mas ele consegue ir muito além disso (faz 310 km pelo WLTP). Além de ser muito bonito, com uma mistura agradável de elementos que lembram (mas não copiam) carros da Porsche da Mini, o Ora 03 faz enorme sucesso por onde passa. É um carro que entrega muito status e não é exagero dizer que é um dos carros elétricos mais bonitos do Brasil atualmente.Mas o melhor é que o Ora 03 não é só “um rostinho chinês bonito”. O carro tem um espaço interno acima da média, considerando que mede apenas 4,23 metros de comprimento. Ele é largo, 1,82 metro, tem largura similar ao de um Toyota Corolla, e baixo, 1,60 metro, como todos os hatches. O entre-eixos de 2,65 metros é muito bem aproveitado.Como os balanços são curtos, ele raramente raspa a frente ou a traseira no chão, apesar de ter apenas 13,5 centímetros de altura do solo. E olha que abusamos! Passei de propósito com certa velocidade em algumas ruas bem ruins para ver como seria esse aspecto e também para sentir a suspensão. Foi tudo bem. Ora 03 Skin tem bateria de 48 kWh, com alcance entre 232 e 310 km Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro Ao contrário da maioria dos carros chineses, ele não tem a suspensão molenga. Não chega a ser esportiva, mas está bem equilibrada entre conforto e estabilidade. O comportamento direcional do Ora 03 é melhor do que o do BYD Dolphin, seu principal concorrente chinês.Seja na posição de dirigir (muito boa) ou como passageiro, você se sente bem dentro de um Ora 03. O carro tem um design interior que remete ao passado, mas junto com muita tecnologia. Para além da enorme tela horizontal da esquerda ao centro do painel, o carro roda sem fazer barulho e sem emitir CO2 na atmosfera.As melhores tecnologias estão disponíveis para o motorista. É muito legal ver como os sistemas de segurança replicam no painel digital os objetos e as informações importantes do trânsito. Então, você consegue ver até se a faixa do lado esquerdo é pontilhada ou contínua. E também há interferências constantes na direção se você ameaça sair da faixa de rolamento.O sistema de áudio também é muito bom e o interior bem claro, em dois tons, compensa o fato de não haver um teto solar na versão Skin. O acabamento é todo em couro. Há espaço bom para três pessoas no banco de trás, especialmente para as pernas e cabeça, mas o porta-malas tem apenas 228 litros. Não é um carro para viajar com a família inteira cheio de malas, sogra, cachorro e papagaio. A proposta é outra. Ora 03 Skin: acabamento premium, bom gosto, cores claras e espaço interno muito bom Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro Como carro urbano, o Ora 03 Skin é perfeito. Para quem viaja, dependendo das distâncias mais usadas, é melhor optar pela versão GT, com bateria maior, porque o alcance pelo PBEV sobe para 319 km e pelo WLTP chega a 400 km.Potência há de sobra. O motor elétrico da GWM tem 126 kW de potência. Estamos falando de 171 cv e de 250 Nm de torque. Aliás, torque igual ao do T-Cross citado no início deste texto, mas com 21 cavalos a mais do que o VW. Com uma relação peso/potência de 9,3 kg/cv, o Ora 03 Skin vai de 0 a 100 em bons 8,2 segundos. A velocidade máxima é limitada em 160 km/h para poupar a bateria.Outro dado importante é a potência de carregamento. No carregador lento (AC), a potência é de 11 kW. No carregador rápido (DC) é de 64 kW. Portanto, esse é o máximo de potência que a bateria recebe, mesmo que você utilize um carregador de 350 kW, como tem na Riviera de São Lourenço, no litoral paulista. Ora 03 Skin e um Ora 03 GT juntos no carregador da Volvo no Pão de Açúcar do Guarujá, SP Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro Se tudo isso ainda não é argumento para se apaixonar pelo

Avaliação: Ora 03 é um carro elétrico apaixonante e acessível
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Ora 03 Skin: carro elétrico chinês tem bom preço de R$ 150.000 Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro Antes de falar por que o Ora 03 é um carro elétrico apaixonante, devo explicar o termo “acessível”. Óbvio que se trata de uma comparação com outros >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.