Toyota celebra marco histórico de 700 mil veículos exportados

Desde 2023, empresa é líder em exportações no setor automotivo brasileiro, enviando 40% de sua produção ao exterior; Veículos produzidos pela Toyota no Brasil são exportados para 22 países da América Latina e Caribe; Resultado é fruto de investimentos robustos no país em ampliação da capacidade produtiva e linha de produtos, além de novas tecnologias de eletrificação.

Toyota celebra marco histórico de 700 mil veículos exportados
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

ão Paulo, 17 de maio de 2024 - A Toyota do Brasil celebra um marco significativo em sua trajetória: a exportação de 700 mil veículos. O primeiro capítulo dessa história remonta aos anos 70, com o Toyota Bandeirante nacional. Mas as exportações ganham força a partir de 2012, impulsionadas pela produção de novos modelos na planta de Sorocaba e pela introdução de tecnologias de eletrificação.

Atualmente, a Toyota lidera as exportações no mercado automotivo brasileiro, tendo enviado 82.419 carros, o equivalente a 40% de sua produção, para 22 países da América Latina e do Caribe em 2023. O SUV Corolla Cross foi o carro mais exportado do país no ano passado, com 31.700 unidades. Esse feito ressalta a competitividade regional do parque tecnológico e da produção brasileira.

"A Toyota celebra orgulhosamente a marca de 700 mil veículos exportados, resultado da forte presença da marca na América Latina e Caribe. Esse feito é resultado da integração das operações regionais, da qualidade e tecnologia dos veículos produzidos localmente e da sólida reputação da marca em serviço e atendimento ao cliente. Além disso, ao exportar tecnologia de ponta, especialmente no campo da eletrificação, reforçamos nosso compromisso com a inovação e sustentabilidade da região", afirma Rafael Chang, CEO da Toyota América Latina e Caribe.

Como a principal exportadora de veículos do Brasil, a Toyota tem contribuído significativamente para a economia do país. Recentemente, anunciou um investimento de R$ 11 bilhões para a expansão da capacidade produtiva de veículos e motores, além da introdução de dois novos modelos híbridos, que contribuem para a empresa manter o seu protagonismo em eletrificação e exportações.

A oferta de veículos híbridos produzidos no Brasil para o mercado da América Latina e Caribe não só contribui com a descarbonização da região, como também reforça a pauta de tecnologia nas exportações da indústria brasileira e a atração de investimentos em toda a cadeia de valor.

"A ampliação de nossa capacidade produtiva e a oferta de novos modelos e tecnologias demonstra o quanto acreditamos no Brasil como base exportadora para a região. Com novos investimentos, estamos contribuindo para o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda no país e fortalecendo a indústria automotiva nacional", destaca Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.

Uma história de sucesso e crescimento sustentável

A trajetória de exportações da Toyota do Brasil começa em 1971 com o utilitário Bandeirante, enviado para países da América Latina e utilizado até mesmo em missões de paz da ONU. A inauguração da planta de Indaiatuba, em 1998, marca o início da produção do Corolla, ampliando a influência da Toyota além das fronteiras nacionais.

Em 2002, a nova geração do Corolla inicia uma era de sofisticação e desempenho, levando a marca a entrar em novos países. A estratégia de crescimento continuou em 2012, com a inauguração da fábrica de Sorocaba e o lançamento do Etios, permitindo a empresa expandir ainda mais suas exportações na região.

Seguindo seu DNA de inovação, a Toyota lançou a 12ª geração do Corolla em 2019, com motorizações híbridas à gasolina e flex, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade. Em 2021, o Corolla Cross, o único SUV híbrido produzido no Brasil, abriu novos mercados na região.

A Toyota investiu intensivamente no Brasil nos últimos anos e tem planos ambiciosos para acelerar ainda mais suas operações no país. O investimento de R$ 11 bilhões no país até 2030 ampliará a capacidade de produção de veículos e motores, com a introdução de novos modelos equipados com a inovadora e pioneira tecnologia híbrida flex da marca, visando consolidar as operações industriais da fabricante e manter seu protagonismo e liderança no país em eletrificação e exportações.
‍ ‏   
Sobre a Toyota do Brasil

A Toyota do Brasil está presente no País há 66 anos. Possui três unidades produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas no Estado de São Paulo, e emprega cerca de 6 mil pessoas. A Toyota é a montadora líder em eletrificação no mundo: desde 1997 já foram comercializados mais de 20 milhões de automóveis mais limpos, sejam modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% a bateria ou movidos a hidrogênio. Com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota de veículos no Brasil, em 2013, a Toyota lançou o primeiro veículo híbrido em nosso país, o Toyota Prius. Em 2019, a companhia foi além, inovando mais uma vez para oferecer o único híbrido flex do mundo – fabricado com exclusividade no mercado brasileiro –, o Corolla Sedã, e, em 2021, o primeiro SUV híbrido flex do mercado, o Corolla Cross, também fabricado no País. Atualmente, já são mais de 75 mil carros eletrificados com a tecnologia híbrido flex em circulação pelo Brasil. Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frotas a uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO, por meio de iniciativas que desafiam a excelência de seus veículos. Tem como missão produzir felicidade para todas as pessoas ("Happiness for All") e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mais informações: Toyota Global e Toyota do Brasil.

-x-

Fonte:

Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação
Marcelo Cosentino
Kessia Santos

Giusti Creative PR
Guilherme Magna
Roberta Assis
Guilherme Esteves
Ana Carolina Cachoni