Honda planeja estabelecer uma abrangente cadeia de valor para veículos elétricos em Ontário, Canadá

Honda planeja estabelecer uma abrangente cadeia de valor para veículos elétricos em Ontário, Canadá
Toshihiro Mibe, CEO Global da Honda
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A Honda Motor Co., Ltd. anunciou que planeja construir uma abrangente cadeia de valor de veículos elétricos (EV, sigla para electric vehicles) no Canadá com um investimento aproximado de CAD$ 15 bilhões, incluindo investimento de parceiros de joint ventures para fortalecer seu sistema de fornecimento de veículos elétricos e preparar sua capacidade para um futuro aumento na demanda na América do Norte. A Honda começou a avaliar os requisitos para construir uma fábrica inovadora e ambientalmente responsável de veículos elétricos e uma fábrica independente de baterias para esses veículos em Alliston, Ontário. A cadeia de valor proposta para veículos elétricos da Honda também incluirá uma planta de processamento de material ativo e precursor de cátodo (CAM/pCAM) por meio de uma parceria de joint venture com a POSCO Future M Co., Ltd. e uma planta separadora por meio de uma parceria de joint venture com a Asahi Kasei Corporation.

A Honda espera que a produção de veículos eléctricos comece em 2028. Quando estiver totalmente em operação, a fábrica de EV terá uma capacidade de produção de 240.000 EVs por ano e a fábrica de baterias terá uma capacidade de 36 GWh por ano. Além de garantir o nível atual de empregos de 4.200 colaboradores em suas duas instalações fabris existentes em Ontário, a Honda estima que adicionará ao menos mil novos colaboradores para as novas instalações fabris. O investimento nas novas fábricas também criará empregos significativos em todos as unidades, inclusive no setor da construção.
 

A Honda iniciou o processo de avaliação do escopo de seu investimento e de conclusão das negociações com seus parceiros de joint venture. Espera-se que este trabalho seja finalizado durante os próximos seis meses e mais detalhes serão compartilhados oportunamente.
 

Para realizar este projeto, a Honda contará com o apoio dos governos do Canadá e de Ontário para impulsionar a inovação nas atividades de produção com baixas emissões, por meio do acesso a iniciativas baseadas no desempenho, disponíveis dos créditos fiscais de investimento do Governo Federal e de incentivos diretos e indiretos provinciais.

 

Estratégia de EV para o mercado norte americano

Esforçando-se para alcançar a neutralidade de carbono para todos os seus produtos e atividades corporativas até 2050, a Honda estabeleceu uma meta de fazer com que os BEVs e FCEVs representem 100% das vendas de veículos até 2040. Para atingir este objetivo, a empresa continuará oferecendo produtos atrativos em todo o mundo nessa era eletrificada, incluindo seu maior mercado da América do Norte.
 

Como primeiro passo para alcançar este objetivo de eletrificação na América do Norte, a Honda elegeu suas fábricas em Ohio, nos Estados Unidos, como um hub de produção de veículos elétricos além de reequipar as fábricas já existentes com um investimento de US$ 700 milhões e a construção de uma joint venture de fábrica de baterias EV com a LG Energy Solution, com um investimento esperado de US$ 4,4 bilhões.
 

O hub de produção de veículos elétricos em Ohio servirá como base para a futura produção desses veículos e de suas baterias e servirá como um disseminador de conhecimento e experiência para outras fábricas da Honda na América do Norte, incluindo as novas fábricas de montagem e baterias de veículos elétricos em Ontário, Canadá. A Honda espera que a produção de EV comece na fábrica de automóveis de Marysville no final de 2025.
 

Como segundo passo nesta iniciativa, a Honda irá se esforçar para estabelecer uma abrangente cadeia de valor para veículos elétricos, que inclua todos os aspectos de sua produção no Canadá, desde a aquisição de matérias-primas, principalmente para baterias, até à produção de EVs acabados. A Honda aproveitará o conhecimento de produção de EV aprendido no Hub de veículos elétricos de Ohio, combinado com os abundantes recursos e energia limpa disponíveis no Canadá, para estabelecer um sistema de fornecimento estável para baterias, o componente-chave dos veículos elétricos, e aumentando sua competitividade em termos de custos.
 

Além disso, tendo em vista a utilização secundária e a reciclagem de baterias, a Honda promover a criação de valor de baixo carbono ao longo de todo o ciclo de vida da bateria, através do qual estabelecerá uma base empresarial altamente lucrativa e contribuirá para a realização de uma sociedade neutra em carbono.
 

Para mais informações e atualizações futuras, visite www.hondanews.ca.
 

Comentários de Toshihiro Mibe, CEO Global da Honda:

“A Honda está progredindo nas iniciativas globais rumo à concretização do nosso objetivo de neutralidade de carbono para 2050. Na América do Norte, seguindo a iniciativa de estabelecer a capacidade do nosso sistema de produção de EV nos EUA, iniciaremos agora discussões formais para o estabelecimento de uma abrangente cadeia de valor de EV aqui no Canadá, com o apoio dos governos locais. Iremos fortalecer nosso sistema e capacidade de fornecimento de veículos elétricos visando um futuro aumento na demanda de veículos elétricos na América do Norte”.
 

Comentários de Jean Marc Leclerc, presidente e CEO da Honda Canada Inc.:

“A fábrica da Honda no Canadá é uma das principais instalações de fabricação automotiva do mundo e, por quase quarenta anos, nosso trabalho tem sido guiado pela determinação, inovação e um impulso incansável de evolução. Esse anúncio é um investimento histórico de um fabricante da indústria automotiva canadense. Ele homenageia com orgulho os colaboradores altamente qualificados que conquistaram uma reputação global pela excelência na fabricação e representa o reconhecimento de longo prazo da Honda pela atratividade do ecossistema canadense de fabricação de veículos elétricos”.

 



Sobre a Honda no Brasil: Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 28 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.

Honda / Assessoria de Imprensa
Mellina de Carvalho Agostinho
Tassia Rodrigues