Honda planeja estabelecer uma abrangente cadeia de valor para veículos elétricos em Ontário, Canadá
A Honda Motor Co., Ltd. anunciou que planeja construir uma abrangente cadeia de valor de veículos elétricos (EV, sigla para electric vehicles) no Canadá com um investimento aproximado de CAD$ 15 bilhões, incluindo investimento de parceiros de joint ventures para fortalecer seu sistema de fornecimento de veículos elétricos e preparar sua capacidade para um futuro aumento na demanda na América do Norte. A Honda começou a avaliar os requisitos para construir uma fábrica inovadora e ambientalmente responsável de veículos elétricos e uma fábrica independente de baterias para esses veículos em Alliston, Ontário. A cadeia de valor proposta para veículos elétricos da Honda também incluirá uma planta de processamento de material ativo e precursor de cátodo (CAM/pCAM) por meio de uma parceria de joint venture com a POSCO Future M Co., Ltd. e uma planta separadora por meio de uma parceria de joint venture com a Asahi Kasei Corporation.
A Honda espera que a produção de veículos eléctricos comece em 2028. Quando estiver totalmente em operação, a fábrica de EV terá uma capacidade de produção de 240.000 EVs por ano e a fábrica de baterias terá uma capacidade de 36 GWh por ano. Além de garantir o nível atual de empregos de 4.200 colaboradores em suas duas instalações fabris existentes em Ontário, a Honda estima que adicionará ao menos mil novos colaboradores para as novas instalações fabris. O investimento nas novas fábricas também criará empregos significativos em todos as unidades, inclusive no setor da construção.
A Honda iniciou o processo de avaliação do escopo de seu investimento e de conclusão das negociações com seus parceiros de joint venture. Espera-se que este trabalho seja finalizado durante os próximos seis meses e mais detalhes serão compartilhados oportunamente.
Para realizar este projeto, a Honda contará com o apoio dos governos do Canadá e de Ontário para impulsionar a inovação nas atividades de produção com baixas emissões, por meio do acesso a iniciativas baseadas no desempenho, disponíveis dos créditos fiscais de investimento do Governo Federal e de incentivos diretos e indiretos provinciais.
Estratégia de EV para o mercado norte americano
Esforçando-se para alcançar a neutralidade de carbono para todos os seus produtos e atividades corporativas até 2050, a Honda estabeleceu uma meta de fazer com que os BEVs e FCEVs representem 100% das vendas de veículos até 2040. Para atingir este objetivo, a empresa continuará oferecendo produtos atrativos em todo o mundo nessa era eletrificada, incluindo seu maior mercado da América do Norte.
Como primeiro passo para alcançar este objetivo de eletrificação na América do Norte, a Honda elegeu suas fábricas em Ohio, nos Estados Unidos, como um hub de produção de veículos elétricos além de reequipar as fábricas já existentes com um investimento de US$ 700 milhões e a construção de uma joint venture de fábrica de baterias EV com a LG Energy Solution, com um investimento esperado de US$ 4,4 bilhões.
O hub de produção de veículos elétricos em Ohio servirá como base para a futura produção desses veículos e de suas baterias e servirá como um disseminador de conhecimento e experiência para outras fábricas da Honda na América do Norte, incluindo as novas fábricas de montagem e baterias de veículos elétricos em Ontário, Canadá. A Honda espera que a produção de EV comece na fábrica de automóveis de Marysville no final de 2025.
Como segundo passo nesta iniciativa, a Honda irá se esforçar para estabelecer uma abrangente cadeia de valor para veículos elétricos, que inclua todos os aspectos de sua produção no Canadá, desde a aquisição de matérias-primas, principalmente para baterias, até à produção de EVs acabados. A Honda aproveitará o conhecimento de produção de EV aprendido no Hub de veículos elétricos de Ohio, combinado com os abundantes recursos e energia limpa disponíveis no Canadá, para estabelecer um sistema de fornecimento estável para baterias, o componente-chave dos veículos elétricos, e aumentando sua competitividade em termos de custos.
Além disso, tendo em vista a utilização secundária e a reciclagem de baterias, a Honda promover a criação de valor de baixo carbono ao longo de todo o ciclo de vida da bateria, através do qual estabelecerá uma base empresarial altamente lucrativa e contribuirá para a realização de uma sociedade neutra em carbono.
Para mais informações e atualizações futuras, visite www.hondanews.ca.
Comentários de Toshihiro Mibe, CEO Global da Honda:
“A Honda está progredindo nas iniciativas globais rumo à concretização do nosso objetivo de neutralidade de carbono para 2050. Na América do Norte, seguindo a iniciativa de estabelecer a capacidade do nosso sistema de produção de EV nos EUA, iniciaremos agora discussões formais para o estabelecimento de uma abrangente cadeia de valor de EV aqui no Canadá, com o apoio dos governos locais. Iremos fortalecer nosso sistema e capacidade de fornecimento de veículos elétricos visando um futuro aumento na demanda de veículos elétricos na América do Norte”.
Comentários de Jean Marc Leclerc, presidente e CEO da Honda Canada Inc.:
“A fábrica da Honda no Canadá é uma das principais instalações de fabricação automotiva do mundo e, por quase quarenta anos, nosso trabalho tem sido guiado pela determinação, inovação e um impulso incansável de evolução. Esse anúncio é um investimento histórico de um fabricante da indústria automotiva canadense. Ele homenageia com orgulho os colaboradores altamente qualificados que conquistaram uma reputação global pela excelência na fabricação e representa o reconhecimento de longo prazo da Honda pela atratividade do ecossistema canadense de fabricação de veículos elétricos”.
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Sobre a Honda no Brasil: Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 28 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.
Honda / Assessoria de Imprensa
Mellina de Carvalho Agostinho
Tassia Rodrigues