Empreendedorismo feminino no segmento automobilístico: conheça as franqueadas da BMZ Negócios Automotivos
Mulheres representavam 19,4% no comércio automotivo.
O público feminino vem ganhando espaço nas mais diversas áreas de atuação, inclusive, no segmento automotivo, em que a participação das mulheres teve um aumento. De acordo com uma pesquisa realizada pela Data OLX Autos, a presença delas cresceu pouco mais de 3% entre os anos de 2011 e 2021.
Mesmo que o número seja singelo, essa é uma representatividade muito importante. Em 2021, a porcentagem de mulheres neste setor subiu para 19,4%, dado que pode inspirar outras mulheres a seguir carreira em áreas que tradicionalmente são dominadas por homens.
Mônica Macedo é um dos exemplos de mulheres presentes no universo automotivo. Franqueada da BMZ Universe, de Osasco/SP, afirma que atuar no setor automotivo foi um desafio, por isso, procura sempre se informar sobre os carros e estudar muito, para ter autoridade ao conversar com os clientes.
“As reações são as mais engraçadas. Os homens ficam felizes por estarem falando com alguém que tem conhecimento, autoridade e que sabe do que está falando. Já as mulheres se sentem seguras sabendo que tem outra mulher ali, ajudando nessa escolha. Sempre que tem uma esposa, ou uma cliente mulher envolvida na compra ou venda, eu estou presente. Isso gera segurança, confiabilidade e na maioria das vezes ficamos amigas. Sou apaixonada por carros e uni o amor ao trabalho de fazer outras pessoas felizes com a conquista de um carro novo”, conta Mônica.
Já Annelize Docusse, franqueada BMZ Invictus, de Indaiatuba/SP, decidiu empreender no ramo automotivo por oferecer uma perspectiva única de rentabilidade, liberdade geográfica, tempo de qualidade com as filhas e o reconhecimento merecido da mulher nas negociações automotivas.
“A indústria automotiva está evoluindo e reconhecendo a contribuição valiosa das mulheres nesse setor. O empreendimento no ramo automotivo oferece uma plataforma para que mulheres empreendedoras se destaquem, liderem negociações e conquistem seu espaço nesse ramo”, explica Annelize.
Ela observa que as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço mesmo diante de algumas barreiras culturais e sociais. “Mulheres negociando carros não era normal, hoje a gente tem visto com mais frequência, e eu consigo observar que mulheres que negociam carros têm a personalidade um pouco mais firme. A reação dos clientes quando me veem à frente de uma negociação, muitas vezes vem com pré-julgamento, então é mais um obstáculo, porque a gente tem que contornar essa situação, mas os clientes sempre elogiam meu atendimento, disponibilidade e atenção, e acredito que esse seja o diferencial da mulher no setor automotivo”, analisa Annelize.
Karina Brossi, franqueada BMZ Advanced, Tatuapé/SP, iniciou sua trajetória de vendas aos 10 anos. Em 2009, passou a vender consórcios, o que a introduziu no segmento dos automóveis. Em 2023, surgiu a oportunidade de comprar uma franquia da BMZ para sair do autônomo e atender os clientes, oferecendo segurança e garantia na compra ou venda do seminovo. "Trabalho com negociação automotiva há mais de 20 anos, e não tive nenhum problema em questão, por amar o que eu faço e estudar a respeito dos veículos para saber como apresentar para o cliente comprador", explica Karina.
"Isso de achar que as mulheres não conhecem tanto quanto a respeito de automóveis como os homens, isso já caiu por terra hoje em dia! A mulher no setor automotivo se prepara, estuda e se informa para realizar seus atendimentos com segurança", conclui Mayanna Rangel, gestora administrativa e financeira na BMZ Negócios Automotivos.
Sobre a BMZ:
Fundada em 2019, pelo empresário Marcio Leitão, a BMZ Negócios Automotivos é a Maior Rede de Franquias Especializada em Negociações Automotivas do Brasil, que conta com mais de 400 franqueados em todo território nacional e mais de 18 mil carros vendidos no Brasil.
Fonte:
Vira Comunicação
Isabelle Mancini / Angelo Sastre