Novo BMW Série 5 chega maior e mais tecnológico

Depois de meses de preparação – e divulgação –, a BMW acaba de lançar oficialmente no Brasil seu renovado sedã executivo grande, o BMW Série 5. Inicialmente disponível apenas na versão 100% elétrica i5 M60, o modelo tem preço inicial sugerido de R$ 759.950.  Segundo o material de divulgação, o novo BMW Série 5 foi desenvolvido com foco no puro prazer de dirigir, característica que fez a fama da marca alemã, combinando isso com um senhor pacote de luxo e tecnologia – que enche os olhos e, também, boa parte das linhas que você lerá a seguir. A renovação da Série 5 começa pelo visual – e pelo porte do modelo que, em comparação a seu antecessor, cresceu 97 mm no comprimento (tem 5,06 m), 32 mm em largura (1,90 m), e 36 mm em altura (total de 1,51 m). A distância entre-eixos também aumentou, em 20 mm, chegando aos 2,99 m. Na dianteira, o tradicional “duplo rim” da BMW foi reinterpretado pelos designers, com uma nova relação de proporção entre a grade, com contorno iluminado, e os faróis que contêm elementos em LED colocados verticalmente e que funcionam como indicadores de direção e DLR, as luzes diurnas. Perfil do novo BMW Série 5 mostra cintura elevada De lado, o novo Série 5 não esconde seu estilo chique-esportivo. A linha da base dos vidros (cintura) é alta, as maçanetas das portas são embutidas e há saias laterais em preto. Estampado na coluna de trás, há um “5” indicando o modelo e o perfil se integra às lanternas traseiras, de desenho bem horizontal e com iluminação em LED. Entrando no carro, quem conhece sua geração anterior vai estranhar o número menor de botões e teclas, que foram substituídos por comandos de voz e gestos para a climatização, abertura de vidros e uma infinidade de outras coisas. A “limpeza” faz parte do estilo clean, que a marca chama de Shy Tech e que dá o tom geral. Muitos desses comandos podem, também, podem ser feitos remotamente, pelo smartphone, por meio de um aplicativo, pelo qual também se pode controlar o status de carga da bateria e de funcionamento e estado de vários sistemas do carro, agendando diretamente uma visita à concessionária quando necessário. Voltando ao painel “físico” do carro, um só display horizontal e levemente curvado abriga, de forma integrada, o painel de instrumentos (com 12,3 polegadas) e a central multimídia (com 14,9). Totalmente compatível por conexão sem fio aos padrões Apple e Android, o sistema permite uma infinidade de comandos e configurações personalizadas. Uma dessas configurações permite transferir para o celular a “função de chave” para abrir e ligar o carro. O som com 17 alto-falantes e de 665 watts é da Bowers & Wilkins e, em sua memória, traz um conjunto de trilhas sonoras de Hans Zimmer, e que – segundo o material de divulgação – foram compostas para “proporcionar ainda mais conexão emocional entre os ocupantes e o veículo”. Propulsão elétrica ou híbrida pulg-in Aqui no Brasil, o novo BMW Série 5 estará disponível em duas versões, uma somente a baterias e outra híbrida. A 100% elétrica – que já está nas lojas – é inédita e se chama i5 M60. Ela utiliza a quinta geração da tecnologia eDrive da marca da Bavária e tem tração permanente nas quatro rodas. Para isso, conta com dois motores, um sobre cada eixo, que somam generosos 601 cv de potência e 83 kgfm de torque, fazendo com que esse i5 seja capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em diminutos 3,8 segundos, chegando à velocidade máxima limitada a 230 km/h, para não forçar demais a bateria. Essa usina de força é alimentada por uma bateria de alta-tensão de 81,2 kWh que, no ciclo PBVE rende uma autonomia de até 391 km – expansíveis em até 25% com o uso de uma função chamada Max Range, que reduz os gastos energéticos economizando em performance e recursos do carro. A bateria do i5 pode ser recarregada com sistemas de até 22 kW de potência, nos quais uma carga completa leva 4h15. Em redes DC (de carregamento rápido), a recarga pode ser feita com até 205 kW, o que permite “encher” de 10 a 80% de sua capacidade em apenas 30 minutos. O carro já traz como acessórios de série dois carregadores: um Wallbox (22 kW) e um Flex Charger (11 kW), que permite que seu proprietário recarregue o carro em locais distintos. Já a versão híbrida, a 530e, é do tipo plug-in, ou seja, pode ter suas baterias recarregadas em tomadas. O Série 5 conta com um motor turbo 2.0 de quatro cilindros e outro elétrico que, somando seus esforços, atingem 299 cv de potência e 45,8 kgfm de torque. Com essa configuração, o carro também chega a até 230 km/h de velocidade máxima, acelerando de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. Recursos autônomos do BMW i5 impressiona Classificado como autônomo de nível 3, esse novo Série 5 incorpora uma série de funções que dão vida mansa ao seu motorista. A começar por um sistema profissional de estacionamento (park assist), que cuida sozinho de todas as manobras de entrada em vagas. E também traz assistentes diversos, como o adaptativo de velocidade

Novo BMW Série 5 chega maior e mais tecnológico
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